Sessão de Negócios movimenta quarto dia da Semana do Empreendedorismo

7. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Lages, Eventos, Matérias

sessao_negociosO quarto dia da Semana do Empreendedorismo foi pautado na prospecção de novos negócios. A Associação Comercial e Industrial de Caçador (Acic), por meio do seu Núcleo Jovem, organizou a atividade “Sessão de Negócios”, que tem como objetivo realizar a interação entre as empresas da região. As atividades do dia foram abertas com um wellcome coffee, onde os participantes puderam fazer o credenciamento e um lanche antes de começarem a oficina. Tudo com som ao vivo do músico Francis Lee, professor de música do SESC.

Depois, o diretor-geral do Câmpus Caçador, Albertinho Della Giustina, deu as boas-vindas aos presentes, explicando um pouco sobre a trajetória da Rede Federal e do câmpus instalado em Caçador. “Agradeço à Alcateia Empreendedora (como é chamado o Núcleo Jovem da ACIC), por organizar esse evento que nos deixou com muito orgulho. Estamos muito contentes de estar na cidade esses quatro anos atuando no crescimento do ensino técnico em profissional. Vamos crescer ainda mais, esperamos ter 1200 alunos no ano de 2020”, disse Albertinho, já projetando esse aumento com oferta do curso superior em Engenharia de Produção, previsto para 2016, e de outro em Gestão de Tecnologia da Informação.

A atividade

A “Sessão de Negócios” é um produto exclusivo com metodologia criada pelo Sebrae/SC. Ele consiste em uma atividade dinâmica que visa integrar os empresários e prestadores de serviço da região. O evento ocorre pela primeira vez em Caçador. Os participantes são colocados em mesas redondas, onde a ideia é que cada um deles se apresente e seja apresentado aos demais. Cada um tem dois minutos para a sua apresentação, entrega de portfólio de produtos ou outras publicações. Ao final de todas as apresentações daquela mesa, há um sinal sonoro que indica a troca de mesas.

“Há um software que determina qual a sequência para as trocas de mesa de cada convidado, de forma que ele possa se apresentar para todas as empresas sem a necessidade de repetir a conversa com todos elas e sem repetição de participantes”, explica Janaína Ribeiro dos Santos, da agência de eventos do Sebrae/SC, mediadora da atividade.

sessao_negocios2“A ‘Sessão de Negócios’ é uma ação de mercado. O empresário tem a possibilidade de prospectar o seu negócio para empresas diferentes, conhecer possíveis fornecedores, que as vezes ele nem sabia que existia na região, e de forma dinâmica e ágil. É se mostrar pro mercado”, completa Eliane Lopes, consultora da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Não há um ramo de atividade específico. A ideia é que a atividade seja multissetorial, tanto do comércio, indústria ou prestação de serviços. “Todos os associados da ACIC foram convidados, contudo, não foram somente eles. Essa Sessão de Negócios é para qualquer tipo de empresa ou profissional liberal. Hoje tivemos nutricionistas e advogados participando, por exemplo. Agradeço ao IFSC pela semana do empreendedorismo, que trouxe essa estrutura e fez com que fosse possível um evento como este”, disse Douglas Gomes, coordenador do Núcleo Jovem da Acic.

Anderson Torrezan nunca havia participado de uma atividade como a “Sessão de Negócios” e ficou impressionado com a quantidade de empresas e a diversidade de atuação delas enquanto as conhecia. “Ideia excelente. Consegui fazer uns 10, 12 negócios com fornecedores já hoje. Como o nosso ramo é a indústria (alimentos), procurei contatos com empresas de soluções, desde a parte de infraestrutura, com locação de contêineres, até a construção civil e soluções empresariais”, afirma.

Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar o Câmpus Caçador pelo trabalho feito na cidade. “Não existiu melhor iniciativa para a cidade que a vinda do IFSC pra cá. Tanto pela credibilidade do Instituto Federal, como vimos na apresentação com sua atuação centenária, como nos cursos que oferece”, destaca.

Para Elaine Silveira de Souza, que atua na área de consultoria ambiental e florestal, a Sessão de Negócio ultrapassou as expectativas e objetivos. “Achei ótima essa ideia de reunir as empresas que muitas vezes nem sabemos que existem na região. Muita gente já veio nos procurar e ficou interessado em nosso serviço. Quando mostrei a nossa empresa, nossa atuação, bastante gente demonstrou interesse e nos procurou para dirimir dúvidas”. Completa. De acordo com levantamento do Sebrae feito em todo o Brasil, que mede a eficácia da atividade, estima-se que uma “”Sessão de Negócios gere entre 50 e 60 mil reais em negócios imediatos para cada participante.

Solidariedade

Não havia pagamento de inscrição, apenas a doação de dois quilos de alimento não perecível pela participação na atividade. Todos os alimentos arrecadados foram doados para a Associação Maria Rosa, de Caçador.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos.

Tags: