Terceiro dia da Semana do Empreendedorismo: inovação, negócios na web, planejamento e muito mais
7. novembro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Lages, Eventos, MatériasO terceiro dia (05/11) da Semana do Empreendedorismo do Câmpus Caçador começou agitado. Logo pela manhã, uma minigincana animou os visitantes do evento, em sua maioria alunos de escolas de ensino médio e fundamental de Caçador.
Também pela manhã, aconteceu um desfile de moda. São roupas produzidas por ex-alunas do curso técnico em Vestuário do câmpus, que hoje são proprietárias de loja de roupas. Entre as modelos, bolsitas do IFSC e reeducandas do Presídio Feminino Regional de Caçador. Ainda no período matutino, começaram as atividades técnicas da Semana. Conheça algumas delas:
Inovação, criatividade e compartilhamento de conhecimentos
A primeira oficina do dia foi ministrada pelo professor Pierry Teza, coordenador da Semana do Empreendedor. A oficina “Inovação, criatividade e compartilhamento de conhecimento” é focada em estudantes e profissionais, e apresenta de forma dinâmica não apenas as bases sobre inovação e criatividade, mas também como aplicar esses conceitos na vida das pessoas. Foram aplicadas também técnicas de criatividade e compartilhamento de conhecimento que demonstram a importância do conhecimento para a inovação.
“A inovação não é apenas importante para empresas, gestores e profissionais em geral. Ela está presente na vida de todos nós. Qualquer pessoa é um potencial inovador. Mas se queremos inovar – seja em nosso ambiente de trabalho ou em nossa vida – é preciso conhecer conceitos e ferramentas que auxiliem não apenas a geração de novas ideias, mas também a execução delas”, esclarece Pierry.
Primeiros Socorros em acidentes domésticos
Ainda pela manhã, ocorreu a palestra “Primeiros Socorros em acidentes domésticos: o que podemos fazer e o que não devemos fazer”. A fala do enfermeiro Rafael Leandro Rodrigues, do Senac Caçador e do Hospital Maicé, procurou esclarecer algumas condutas para socorrer alguém que sofreu um acidente em casa, como desmaios, convulsões e queimaduras.
“As pessoas cometem muitos erros na tentativa de ajudar alguém que se acidentou e acabam piorando a situação. Principal erro com relação a queimaduras é colocar produtos, como pasta de dente, pó de café, por exemplo, em cima da área afetada. O correto é colocar apenas um pano limpo e molhado no local e encaminhar para o ambiente hospitalar”. O intuito era exatamente este: prestar orientações sobre o que fazer até que chegue o serviço especializado.
“Foi legal. É muito bom saber como agir se algo acontecer. A maioria das coisas faladas aqui eu não sabia”, disse Laudelino Miola, de 11 anos. “Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. Importante saber o que fazer quando alguém desmaia, por exemplo, que é bem comum”, afirma Ester Moraes da Silva. Os dois são alunos do colégio Dom Bosco. Também participaram da atividade alunos da Escola Wanda Krieger. Ambas instituições são de ensino fundamental.
Seu negócio na web em uma hora
O número de usuários de Internet, pela primeira vez, passou de metade da população brasileira. Cada vez mais as pessoas e as organizações estão conectadas na rede. Portanto, deixar uma empresa visível na web é fundamental para sua consolidação. Na Oficina “Seu Negócio na Web em uma hora”, ministrada pelo professor do curso Técnico em Informática do Câmpus Caçador Thiago Waltrik, os participantes aprenderam a desenvolver um site para uma empresa.
“A ideia é a construção de site para uma empresa de uma forma que leigos em programação podem conseguir. É necessário apenas um conhecimento básico de informática”, disse Thiago. A oficina foi usando a ferramenta “Google Sites”, disponível na internet de forma gratuita e de fácil manuseio.
Harmonização de vinhos
Novamente a degustação do vinho esteve presente na programação da Semana do Empreendedorismo. Desta vez, o professor Wilton Cordeiro, do Câmpus Florianópolis-Continente, trouxe a “Harmonização de vinhos”. Houve uma breve explicação sobre os vinhos produzidos na regiões, seguida da degustação deles em uma atividade prática reunindo o tinto e o branco, avaliando temas como aroma, coloração, acidez e frescor. Em seguida foi feita sua harmonização com os queijos brie, parmesão e gorgonzola.
“Conhecer o vinho exige disciplina. Não dá pra virar sommelier (especialista) com essa atividade. O objetivo dela é infectá-los com o “vírus do vinho”, fazer com que se interessem e busquem conhecimento”, brinca o professor Wilton.
E o vírus já se espalhou em alguns. Alice Vitória Saco, aluna do Técnico em Biotecnologia do Câmpus Lages do IFSC, apreciou a atividade e pretende levá-la adiante. “Para conhecer tem que aguçar o paladar, para saber a diferença das combinações. Com certeza prestarei mais atenção quanto tomar um vinho novamente”, disse.
Planejamento: onde quer chegar?
Muitas pessoas almejam o sucesso e até se imaginam bem-sucedidos. Mas o que poucas fazem é se preparar para atingir esse objetivo. Esse foi o tema da palestra “Planejamento: onde quer chegar?”, proferida pelo consultor do Sebrae Clóvis Aléssio.
“Um empreendedor tem diversas características. Entre elas, o estabelecimento de metas. Contudo, planejar e monitorar sistematicamente as ações que você faz para ver se está no caminho certo é essencial”, disse o consultor.
Além dessas duas, o palestrante destacou mais oito características importantes para atingir o sucesso: busca de oportunidades e iniciativa; busca por informações; correr riscos calculados; ser persistente (não ser teimoso); ter comprometimento; exigir qualidade e eficiência primeiro de si, depois dos outros; ser persuasivo e manter uma rede de contatos ativa (network); e buscar independência e autoconfiança.
Serviços de vinho
Novamente o vinho foi protagonista em uma oficina da Semana do Empreendedorismo. Desta vez, o foco não era a degustação, mas o “Serviço de vinho”, nome da atividade ofertada pelo professor do Câmpus Florianópolis-continente do IFSC Jucelio Kulmann de Medeiros.
A atividade era focada em garçons ou pessoas com interesse em trabalhar na área. Foram passadas explicações obre a bebida, suas diferenças e temperatura e posicionamento corretos para servi-las em um estabelecimento comercial. A oficina também serviu para tirar alguns mitos em relação a esse serviço. “Existia uma rotina um tanto machista de trazer o vinho e dar para o homem fazer o teste. Isso não existe mais. O garçom serve quem fez o pedido para avaliação de está correto, independentemente do sexo”, esclarece Jucélio.
O palestrante deu ainda uma mostra de sua habilidade com os vinhos, abrindo um espumante com um sabre, técnica iniciada por Napoleão Bonaparte em comemorações de batalhas vencidas, chamada Sabrage.
Apresentações culturais
Além da programação científica, atividades culturais também foram apresentadas nesse terceiro dia de Semana do Empreendedorismo. À tarde, o artista Luiz Bonsaver fez uma performance que misturava equilibrismo, malabarismo e teatro.
À noite, foi a vez da músca e da dança. Primeiro, com a apresentação do coral do Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Videira Voci del Vigneto, que entoou músicas italianas. Depois, no intervalo das atividades da noite, o balé do grupo de dança do Sesc tomou conta do palco.
Para conferir mais fotos, clique aqui.