Palestra no Câmpus Criciúma debate medidas para promover o combate a fome e a pobreza

13. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Eventos, Matérias

feirasolidariaA Cáritas Diocesana promoveu uma mesa de diálogo sobre Segurança Alimentar e Nutricional no Câmpus Criciúma, na segunda-feira, dia 10. O evento fez parte da Semana da Solidariedade, que este ano tem como tema “Uma família humana – pão e justiça para todas as pessoas”. Participaram da discussão o padre Wilson Buss e Neuza Mafra, da Cáritas Diocesana de Criciúma, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Marcos Antônio da Silva e as nutricionistas Rita Ribeiro e Paula Guimarães.

Neuza Mafra explicou que a campanha de combate a fome é um movimento mundial da igreja em que o papa Francisco convida a lutar contra esse “escândalo mundial”. “A fome se combate com solidariedade e a nossa proposta com essa Semana é criar esse espaço de solidariedade”.

feirasolidaria2O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional chamou atenção para o fato de que ainda hoje no Brasil há muitas pessoas que passam fome. “Mesmo com o aumento da produção de alimentos e com o uso de sementes transgênicas ainda há pessoas que passam fome. A alimentação saudável é um direito humano e nós temos que trabalhar para assegurá-la”.

A nutricionista Rita Ribeiro mostrou uma pesquisa sobre o perfil nutricional da população de Criciúma. “O levantamento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional de 2013 de Criciúma mostrou que das crianças com até quatro anos de idade cerca de 4,6% estão abaixo do peso. Isso é maior do que a média nacional. Das crianças pesquisadas, 11% estavam com peso elevado, mas isso não é garantia de que elas estejam bem alimentadas. As crianças costumam engordar quando consomem alimentos de baixo valor nutricional como bolachas, macarrão instantâneo, refrigerantes e sucos artificiais”.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.