Câmpus do IFSC realizam atividades na Semana da Consciência Negra
14. novembro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus São José, Eventos, MatériasNa próxima semana, de 17 a 21 de novembro, os câmpus Araranguá, Criciúma, Florianópolis e São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizam atividades em comemoração à Semana da Consciência Negra. Ao longo da semana, serão realizadas palestras, debates, exposições e atividades culturais. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
No Câmpus São José, o evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Escultura, que é formado por professores e alunos, com o apoio da Coordenadoria de Extensão. Segundo a professora Karine Pereira, o objetivo é promover a reflexão sobre temas como a discriminação racial e o preconceito, bem como as diferentes forma de superação e combate a esses problemas, como as políticas de ação afirmativa. “Resolveu-se organizar atividades durante toda a semana a fim de possibilitar uma maior oportunidade de participação ao público, privilegiando, através da diversidade de eventos, o esclarecimento e a reflexão crítica”, explica Karine.
Também serão abordados conceitos importantes para sustentar um debate crítico. A comunidade terá a oportunidade de conhecer melhor o significado do termo raça, as religiões de matrizes africanas e a história da presença da população negra em Santa Catarina e Florianópolis. O evento contará com a participação de um grupo de Danças Urbanas, lideranças do Movimento Negro e estudantes cotistas, além de apresentação da cantora Adriana Silva.
No Câmpus Araranguá, os alunos dos curso integrados irão expor trabalhos sobre livros de contos africanos, as releituras que fizeram sobre o trabalho do pintor Debret sobre a escravidão e painéis sobre os reinos africanos. Na quarta-feira (19), às 15h, será exibida a animação africana “Kiriku e os animais selvagens”, seguida de discussão sobre a estética africana. Já na quinta-feira (20), às 19h30, haverá exibição do documentário “Eu sou de lá” que retrata a vida de estudantes africanos em Santa Catarina. Após a exibição, haverá uma mesa-redonda com os produtores do documentário, Sansara Buriti e Alan Langdon.
A cerimônia de abertura no Câmpus Florianópolis será dia 18 às 15h, seguida de palestra com Dora Lucia de Lima Bertúlio, procuradora da Fundação Palmares. De quarta a sexta, estão programadas palestras, oficinas, exposição fotográfica e exibição de filmes. Um dos destaques é o debate que será promovido pelo Grêmio Estudantil Livramento, dentro do projeto Mente Aberta, com o tema: “Cabelo crespo: cabelo ruim”?. O debate será no auditório, às 12h de quinta-feira (dia 20). Na sexta-feira, haverá degustação de munguzá – prato de origem africana, apresentações musicais e a apresentação teatral “Preto-à-Porter”, do Coletivo Nega, da Udesc.
Saiba mais
O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, ocorrida em 1695. A data busca resgatar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o Brasil, em 1549. No entanto, outros temas debatidos pela comunidade negra ganham destaque neste dia, como a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, identificação de etnias e beleza negra.
Confira a programação completa em cada câmpus:
Araranguá
Criciúma
Florianópolis
São José