Câmpus Joinville recepciona novas alunas do Pronatec Mulheres Mil

14. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

aula inaugural op comp m 11-11-2014 36As boas-vindas às novas alunas do programa Mulheres Mil no Câmpus Joinville não poderiam ser mais calorosas: dinâmica de acolhimento, lanche especial, apresentação das instalações e muitos abraços e sorrisos. Nesta semana, o câmpus deu início a mais cinco turmas pelo Mulheres Mil e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Durante as aulas inaugurais, as alunas puderam conhecer a estrutura do IFSC, o papel dos colaboradores e a programação do curso.

O curso de Operador de Computador terá três turmas: uma no IFSC, uma na Fundamas/Casa Brasil Sul e outra no município de Barra Velha. Com carga horária total de 200 horas, o curso vai proporcionar conteúdo suficiente para que as participantes possam atuar na área administrativa, em escritórios, no comércio em geral e em consultórios.

aula inaugural op comp m 11-11-2014 46É isto que pretendem as irmãs Jucemara e Nicole Cardoso de Lima, de 23 e 16 anos, respectivamente. Elas moram no Bairro Aventureiro e viram no curso gratuito uma possibilidade de qualificação para o mercado de trabalho. “Quero melhorar as condições de trabalho, crescer profissionalmente”, disse Jucemara, que trabalhava como assistente de produção. Ela já concluiu o ensino médio e, depois do curso de Operador, quer fazer o de Assistente Administrativo.

Nicole ainda está no 1º ano do Ensino Médio, mas já quer ir se preparando pra começar a trabalhar. “Sei mexer no computador, mas nunca fiz curso de informática. Depois, com curso e certificado, vai ficar mais fácil arrumar emprego”, comentou.

Conforme o diretor executivo da Secretaria de Assistência Social de Joinville, Fabio Luis de Oliveira, elas estão no caminho certo. “A profissionalização garante melhores condições de emprego e, sobretudo, melhoria da qualidade de vida pessoal e da família”, enfatizou.

aula inaugural op comp barra velha 11-11-2014 49Em Barra Velha

Pela primeira vez, o Câmpus Joinville do IFSC terá atividades em Barra Velha, graças a uma parceria com a prefeitura local. As aulas serão no Complexo Social, onde funciona a Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

As alunas vizinhas vieram conhecer o câmpus do IFSC e ficaram impressionadas com a estrutura e com o acolhimento. “Mesmo não sendo de Joinville, vamos acompanhar todo o curso. Agora, vocês são alunas do IFSC”, afirmou a coordenadora adjunta do Pronatec em Joinville, Luciana Maciel.

aula inaugural op comp barra velha 11-11-2014 21Para o secretário de Assistência Social de Barra Velha, José Idemar Trevisani, esta parceria vai ser muito importante, não só por proporcionar qualificação profissional, mas principalmente pela oportunidade de fazer com que as alunas saiam de sua zona de conforto e façam novas amizades. “O curso vai ser importante para a geração de renda, mas há outros fatores importantes, como as questões de saúde e de autoestima. Muitas mulheres ficam em casa e acabam caindo em depressão. Com o curso, elas vão poder interagir com as colegas e vivenciar novas experiências”, comentou.

aula inaugural op comp barra velha 11-11-2014 11Jisele Rodrigues de Souza, de 32 anos, é uma das alunas de Barra Velha que está entusiasmada com as aulas. Ela tem um filho de um ano e oito meses com paralisia cerebral e não pode trabalhar fora. Para ela, o curso é uma oportunidade de aprendizado que pode abrir novas portas. “A internet é uma ferramenta de comunicação e de trabalho. Já tenho computador e noção básica de informática. Com o curso, busco um aprendizado melhor e formas de poder trabalhar em casa”, declarou.

Curso de Cozinheiro

aula inaugural cozinheiro t 12-11-2014 32Uma das novidades do Mulheres Mil/Pronatec no Câmpus Joinville é a oferta do curso de Cozinheiro, que atende à expectativa de um bom grupo de mulheres interessadas em transformar seus dotes culinários em profissão. Com 400 horas, o curso terá duas turmas, uma de manhã e outra à tarde, na Fundamas/Casa Brasil Sul.

Segundo o presidente da Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas), Gilberto de Souza Leal Júnior, a área de gastronomia está crescendo bastante e precisa de pessoas qualificadas. As cozinheiras poderão trabalhar em restaurantes, cozinhas industriais, lanchonetes, cantinas, hotéis, empresa de eventos e demais estabelecimentos manipuladores de alimentos. Também poderão desenvolver atividades empreendedoras formais.

aula inaugural cozinheiro m 12-11-2014 32Este é o objetivo de Verônica Wirges de Faria, que se formou em outubro no curso de Auxilar de Cozinha pelo Mulheres Mil e que se inscreveu no de Cozinheiro para aprofundar os conhecimentos. “O curso foi muito bom e quero aprender mais, para poder montar meu próprio negócio, um trailer de lanches”, comentou. A amiga Karina Gonçalves da Rosa Schimitt fez o curso de Operador de Computador e também voltou para o Mulheres Mil. “Quero melhorar na cozinha, porque é uma área que tem bastante vagas”, explicou.

aula inaugural cozinheiro t 12-11-2014 18Para Queren Hapuque Rocha de Oliveira, o curso é uma possibilidade de um dia trabalhar com registro em carteira. Ela tem 24 anos e teve que parar de estudar ainda nova para trabalhar como empregada doméstica, sempre sem registro. Agora, como diarista e dona de seus próprios horários, ela voltou a estudar (está cursando o ensino médio) e vai fazer o curso de Cozinheiro para melhorar o cardápio. “Sei preparar o básico, a comida do dia a dia. Quero aprender a fazer pratos mais elaborados, massas e empadões para poder arrumar um emprego melhor”, disse Queren, que sonha com salário fixo e carteira assinada.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.