Equipe Zênite Solar participa do Desafio Solar Brasil em Búzios

14. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

zenite-ifsc-fpolisA equipe Zênite Solar, do Câmpus Florianópolis, está participando até o dia 16 de novembro do Desafio Solar Brasil, um evento que une esporte, inovação e educação em Búzios (Rio de Janeiro). Com 23 equipes, o Desafio Solar Brasil reunirá 350 universitários de sete estados do país para uma competição entre barcos elétricos movidos à energia solar, na Orla Bardot. Depois do Rio de Janeiro, Santa Catarina é o estado com maior número de competidores. Além da Zênite, outras cinco equipes catarinenses estão na disputa, entre elas a favorita Vento Sul (UFSC), que é pentacampeã do Desafio.

O Desafio Solar Brasil é uma versão brasileira do Frisian Solar Challenge, realizada na Holanda a cada dois anos e que é considerado o principal evento europeu para embarcações solares.

Em 2013, a equipe do IFSC teve problemas e não conseguiu completar todas as provas. “Tivemos várias melhorias em relação ao ano passado, com a instalação do novo motor, novo sistema de transmissão, novo circuito de acionamento, redimensionamento do sistema elétrico, novo rádio, nova distribuição dos painéis, entre outras. Os alunos fizeram aulas práticas junto à capitania dos portos para obter a habilitação de arrais amador e com a participação de alunos do DAMM, tivemos vários avanços nesta área”, explica o professor responsável pelo projeto, Flábio Batista. “Vamos para o evento para aprender. Apesar de termos evoluído, ainda estamos longe das equipes mais experientes”, completou.

O professor ressalta o apoio dos câmpus Florianópolis e Itajaí e da Reitoria, e também agradece ao apoio da equipe Vento Sul, à Marinha do Brasil, ao Lagoa Iate Clube e à Fapesc, entre outros apoiadores.

Confira os componentes da equipe Zênite Solar:

1 – Arturo Araujo Manzoli Possa
2 – Bruno Possamai DellaTomasi
3 – João Antônio Cardoso
4 – Nicolas Medeiros Pacheco
5 – Marcio Antonio Augusto
6 – Alexsandro Gehlen
7 – Natan Ogliari
8 – Bruno Eduardo Ferreira
9– Gabriel Nascimento Garcez
Área de Estudo: Curso Técnico em eletrotécnica
10 – Leonardo Varela da Mota
Motorista
11 – Humberto Reder Cazangi
Área de Estudo: Mecânica/Automobilistica
12 – Flábio Albeto Bardemaker Batista
Área de Estudo: Eletrônica

Saiba mais sobre o Desafio Solar

A competição integra o projeto Cidade Inteligente Búzios, que é uma aposta estratégica do Grupo Enel, por meio da distribuidora Ampla, em pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes de distribuição de energia. Situada na região dos lagos, a cidade já conta com diversas ações que agregam tecnologia ao cotidiano das pessoas. Entre elas estão o aquataxi elétrico e as bicicletas elétricas, utilizadas pela Guarda Municipal e Secretaria de Saúde, o uso de medidores inteligentes de energia, e a instalação de placas solares em escolas públicas da cidade.

Nesta 6ª edição da competição, o número de estados participantes aumentou de três para sete. São eles: Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Além dos 350 universitários e 50 professores e orientadores envolvidos, o Desafio deste ano conta com a participação de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Búzios, que têm a oportunidade de ver, na prática, alguns temas que estudam apenas nos livros. Eles terão a chance de participar do evento como aprendizes, aprendendo as novas tecnologias e desenvolvendo o espírito de grupo e trabalho em conjunto. Cada equipe inscrita contará com a participação de dois alunos do Ensino Médio.

Além do circuito de provas – oito no total –, o evento terá também workshops sobre telemetria e monitoramento, propulsão elétrica, geração de energia elétrica a partir de placas solares, smart grid, medição inteligente, engenharia elétrica, mecânica, eletrônica e naval, consumo consciente de energia, além de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Haverá também uma exposição de pôsteres sobre trabalhos desenvolvidos pelas instituições de ensino e pesquisa com a temática Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável. Ao final do ciclo, uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará o melhor projeto das equipes sob o ponto de vista técnico, concedendo o Prêmio Fernando Amorim ao melhor projeto.

A equipe vencedora será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas à energia solar na Orla Bardot.

Tags: