Professores e alunos do IFSC participam de projeto internacional sobre energia na Europa

18. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus São José, Matérias

Wshop Magdeburg 8Os professores do Rubipiara Fernandes, do Câmpus Florianópolis, e Samuel Abreu, do Câmpus São José, juntamente com o aluno de Sistemas Eletrônicos do Câmpus Florianópolis Ricardo Geisler, participaram na última semana de outubro do segundo workshop do Projeto Elecon. O evento foi realizado na Universidade Otto von Guericke, em Magdeburgo, na Alemanha.

O grupo apresentou trabalho relacionados à área de eficiência energética e gerenciamento de demanda de eletricidade, além de explicar como funciona o setor de energia no Brasil.

O Projeto Elecon é financiado pela Comunidade Europeia e liderado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP). Começou em outubro de 2013, tem duração prevista de quatro anos e prevê a discussão de temas nas áreas relativas ao consumo de energia elétrica, especialmente no que se refere a perfis de consumidores, eficiência energética, resposta ativa dos consumidores e perdas não-técnicas em redes elétricas.

O principal objetivo do Elecon é o estabelecimento de uma rede entre pesquisadores europeus e brasileiros, cujo trabalho de pesquisa contribuirá para o sucesso da implementação do conceito de redes elétricas inteligentes (smart grids). “É um projeto científico inovador que tem como principal objetivo dar contribuições relevantes para os métodos de análise do consumo de energia elétrica e para a forma como eles são usados para promover a eficiência energética e a participação ativa dos consumidores no âmbito das smart grids e para identificar perdas não técnicas”, explica Rubipiara Fernandes, supervisor do projeto de pesquisa.

O IFSC está com participantes do projeto pela Europa. No IPP estão o professor Rubipiara Fernandades e os alunos Alcydes Aldo da Silva e Matheus Duarte Ramos, do curso superior de tecnologia em Sistemas de Energia. Já o aluno Ricardo de Ávila Geisler está em Magdeburgo, na Alemanha.

“O projeto de pesquisa Elecon está proporcionando uma grande experiência e uma grande oportunidade de conhecimento e troca de experiência profissional. Estamos tendo contato com a forma de estruturação do mercado ibérico de energia e podemos entender como estão dispostas as iniciativas em smart grid e geração distribuída”, explica Matheus Ramos. “Tudo isto foi de grande importância, pois poderemos levar ao Brasil experiências da Europa que poderão um dia serem implementadas no Brasil. Este projeto faz com que aumente o meu interesse em continuar estudando para me especializar, por isto mais tarde tentarei fazer um mestrado”, afirmou Alcydes da Silva.

Tags: