Alunos do Câmpus Joinville conquistam oito medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

19. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

oba marco fernando e hygor 2Uma medalha de ouro, duas de prata e cinco de bronze. Este foi o saldo da participação do Câmpus Joinville na 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2014, realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira. Dentre os medalhistas, destaque para o aluno Gabriel Elias Hernandez, do 8º módulo do curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica, que obteve sua primeira medalha de ouro.

oba gabriel hernandez 3Gabriel participa da OBA desde que entrou no IFSC, em 2011, e, nas edições anteriores há havia conquistado duas medalhas de prata. “Nunca tinha participado de uma olimpíada antes e já na primeira ganhei uma medalha de prata, o que aumentou meu interesse pela astronomia. Passei a ler sobre o assunto e a estudar mais também”, conta.

Na edição deste ano, sua nota final foi de 8,90, que ele acredita ter obtido graças à sua participação no III Space Camp, evento realizado entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, em Taubaté-SP, pelos patrocinadores da OBA, com os melhores colocados na olimpíada do ano passado. Para Gabriel, a experiência foi enriquecedora. “Conhecemos mais sobre a área da astronáutica e a parte de eletroeletrônica em foguetes e robôs”, explica o aluno, que vai prestar vestibular para Engenharia Elétrica e Engenharia Automobilística.

oba hygor 2Os outros medalhistas do câmpus também são colecionadores de medalhas, caso do Hygor Bello da Silva, também do 8º de Eletroeletrônica, que participa de olimpíadas do conhecimento desde o ensino fundamental. A medalha de bronze na OBA 2014 é sua quinta em olimpíadas. Ele também participou do Space Camp, no início do ano. “Gosto muito de astronomia. Virou uma espécie de hobby. Leio tudo sobre o assunto e faço cursos on-line para aprender mais”, conta o jovem.

Conforme o professor de Física, Fernando Cláudio Guesser, as conquistas são resultados de estudo e dedicação dos jovens, que ele faz questão de mobilizar para participar de olimpíadas em todas as áreas. “Elas são importantes para medir o conhecimento que eles têm adquirido nas aulas e nos estudos paralelos em comparação com outros alunos de todo Brasil, já que as competições são nacionais”, revela orgulhoso pelo bom desempenho dos alunos. “A premiação é uma honra para a escola e para os professores diretamente relacionados à área de exatas”, completa.

oba alan e guilherme 4Os outros medalhistas no câmpus são: Fernando Luiz Lapa (8º Eletroeletrônica) e Gabriel Janetzky Pensky (4º Eletroeletrônica) – medalhas de prata; Alan Zelaquett Hoffmann (4º Mecânica), Guilherme Schoeffel (4º Mecânica), Lucas Litter Mentz (6º Mecânica) e Marco Aurelio Nespolo Vomstein (4º Eletroeletrônica) – medalhas de bronze.

Outros alunos do IFSC também conquistaram medalhas na OBA 2014. Para saber mais, clique aqui.

Tags: ,