Encontro de Professores inicia com trocas de experiências

20. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Eventos, Matérias

encontro_professoresNo primeiro dia do Encontro de Professores, evento promovido pelo Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), já foi possível sentir a necessidade do uso da tecnologia em sala de aula. Esta é a primeira edição do evento, em que participam professores das esferas municipal, estadual e federal.

Segundo Isabel Cristina Belizario, Gerente Regional de Educação o Encontro de Professores é uma excelente inciativa. “Nós não conseguimos suprir todas as necessidades de capacitação dos professores da Rede, principalmente nessa área de tecnologia. Muitos professores ainda sentem-se inseguros para usá-la em sala”, explica.

A abertura do evento contou com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, que ressalto a importância prática do Encontro de Professores. “Esperamos que essa capacitação tenha resultado prático para os nossos alunos. É nisso que a gente acredita, é pra isso que a gente trabalha”, disse. Após a abertura, houve a apresentação do músico Carlos Cória, com canções de autoria própria que ressaltam a cultura itajaiense. Entre as músicas, o artista contava trechos de sua infância ‘pé na areia’, como ele explica.

A programação seguiu com a palestra de Joel Minusculi, jornalista pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais. Foi chefe de redação na prefeitura de Itapema e atualmente é responsável pelo blog Impressão Digital do Grupo RBS de Comunicação, além de atuar na área de mídias digitais em uma empresa de Assessoria de Imprensa.

encontro_professores10O palestrante ressaltou a importância de o professor mudar de comportamento: em vez de detentor do conhecimento, agora ele deve ser um guia dos alunos pelo vasto universo de informações, que é a internet. Joel comparou a Internet com uma enorme biblioteca com coisas boas e ruins, onde é papel do professor orientar os alunos na busca pelos conhecimentos corretos e fugir das informações falsas publicadas na rede. Além disso, apresentou ferramentas on-line para ajudar os professores a prender a atenção dos alunos de forma interativa.

A coordenadora técnica da Secretaria de Educação de Itajaí, Sandra Cristina Vanzuita da Silva, ressaltou a importância das três esferas trabalharem juntas no desenvolvimento e capacitação dos professores, a fim de melhorar a qualidade do ensino em sala. “A oportunidade é ótima de podermos trabalhar juntos: Estado, Município e Governo Federal, por meio do IFSC. Até porque as três redes são responsáveis pela formação acadêmica: o município com as séries iniciais, o Estado com o Ensino Médio e o IFSC com a capacitação profissional e a graduação. Oportunidades como essa são ótimas para pensarmos juntos”, conclui.

encontro_professores5No período da tarde, os participantes foram divididos em cinco salas, conforme sua área de atuação nas escolas onde trabalham. Em cada sala alguns professores, inscritos anteriormente, explicaram como utilizam a tecnologia para ministrar suas aulas enquanto os outros assistiram em busca de novos conhecimentos para aplicar com os alunos. Na sequência, foram realizadas sete oficinas simultâneas, todas na área de educação e tecnologia.

A programação do Encontro continua nesta sexta-feira (21), a partir das 8h, com mais oficinas, relatos de experiências, atividades culturais e uma mesa redonda para avaliação e encaminhamentos do evento.

Tags: