Alunos do Câmpus Criciúma visitam a nascente e a foz do Rio Urussanga
21. novembro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Criciúma, MatériasAlunos do curso técnico em Edificações do Câmpus Criciúma tiveram uma aula diferente nesta segunda-feira (17). Eles visitaram a bacia do Rio Urussanga. A proposta da atividade era fazer com que os alunos conhecessem melhor a região e foi promovida pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga.
O grupo conheceu diferentes pontos da bacia hidrográfica, localizados nos municípios de Urussanga, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Sangão, Jaguaruna, Içara e Balneário Rincão. “O objetivo da atividade foi fazer com que os alunos pudessem aprimorar a aprendizagem através da visualização “in loco” dos conceitos trabalhos em sala de aula. O percurso foi acompanhado pelos estudantes por meio de um mapa ilustrado da área de estudo, destacando as principais características da vegetação, relevo, águas, bem como os aspectos econômicos, históricos e sociais presentes na bacia hidrográfica do rio Urussanga”, explica o professor de Geografia do Câmpus Criciúma Gilberto Tonetto.
A visita foi orientada pelo geógrafo Rosemar de Nez e contou com o apoio dos professores de biologia, geografia e desenho técnico do IFSC. “ Assim como os estudantes, eu também aprendi muito. Esse tipo de visita técnica orientada faz com que os alunos percebam melhor a relação entre a poluição, as construções e a paisagem”, destaca a coordenadora do curso técnico em Edificações do IFSC, Giovana Milaneze.