Alunos do Câmpus Geraldo Werninghaus recolhem três toneladas de lixo reciclável

21. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

jgw_gincana_recicla_ifsc_lixo_entregueCerca de três toneladas de lixo reciclável. Esse foi o resultado da primeira etapa da gincana Recicla IFSC, um projeto de extensão e conscientização ambiental promovida por meio da Comissão IFSC Sustentável do Câmpus Geraldo Werninghaus junto às turmas dos cursos técnicos e de graduação. O material arrecadado será encaminhado a cooperativas cadastradas na prefeitura e a turma campeã ganhou uma viagem de estudos a Florianópolis, incluindo uma visita ao projeto Tamar e um passeio pela Trila Ecológica do Rio Vermelho.

jgw_gincana_recicla_ifsc_lixo_entregue2Segundo o coordenador da comissão, Fábio Meincheim, o objetivo do projeto é orientar a comunidade acadêmica – servidores, alunos, familiares e servidores terceirizados – sobre a importância da separação do lixo e a maneira correta de realizar essa atividade. “Para tornar essa conscientização mais dinâmica, organizamos a gincana e as premiações individual e coletiva. A turma e o aluno com maiores pontuações terão direito aos prêmios”, explica.

Para pontuar na gincana, os alunos dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Mecânica Industrial e do curso superior em Fabricação Mecânica tiveram que levar ao câmpus – nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 17 e 18 de novembro – vidros, papel, embalagens pet (plásticas), alumínio e caixas do tipo tetra pak. “Após a pesagem, verificamos que os vencedores foram a turma do quarto módulo noturno do curso técnico em Mecânica Industrial e a aluna Cristiane Jendich, da mesma turma”, destaca a professora e também integrante do projeto Recicla IFSC, Simone Czarnobai. Confira aqui o resultado.

jgw_gincana_recicla_ifsc_pontuacaoA segunda etapa da gincana ocorrerá durante o primeiro semestre de 2015, quando todas as turmas e alunos poderão trazer novamente materiais reciclados para somar pontos. Veja ao lado a pontuação gerada por quilo de cada tipo de material.

O material arrecadado será destinado a cooperativas de catadores e de reciclagem cadastradas na prefeitura de Jaraguá do Sul. Além da competição, o projeto Recicla IFSC também irá promover palestras sobre reaproveitamento e reciclagem para alunos do câmpus e catadores do município.

Clique aqui e confira mais fotos da coleta.

Confira a seguir o total arrecadado de cada material na primeira etapa da gincana:

• Vidro – 1.644,35 kg
  •  Tetra Pak – 26,31 kg