Equipe do Câmpus Florianópolis fica em terceiro lugar no Desafio Solar Brasil 2014
25. novembro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, MatériasA equipe Zênite, formada por professores e alunos do Câmpus Florianópolis, obteve o terceiro lugar na categoria livre no Desafio Solar Brasil 2014, realizado de 12 a 16 de novembro em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro. A equipe obteve um tempo total de 6h34min05s nas cinco provas que compuseram a competição.
A terceira colocação é uma superação para a Zênite que, no ano passado, não conseguiu completar as provas por uma série de problemas técnicos e, segundo o professor Flábio Batista, a expectativa era ir ao Desafio para aprender ainda mais. “Vamos para o evento para aprender. Apesar de termos evoluído, ainda estamos longe das equipes mais experientes”, havia afirmado o professor antes do evento. A equipe vencedora na categoria livre foi a Vento Sul, da UFSC.
Confira os componentes da equipe Zênite Solar:
Arturo Araujo Manzoli Possa
Área de Estudo: Engenharia Mecatrônica
Bruno Possamai DellaTomasi
Área de Estudo: Engenharia Mecatrônica
João Antônio Cardoso
Área de Estudo: Engenharia Eletrônica
Nicolas Medeiros Pacheco
Área de Estudo: Engenharia Mecatrônica
Marcio Antonio Augusto
Área de Estudo: Engenharia Eletrônica
Alexsandro Gehlen
Área de Estudo: Engenharia Eletrônica
Natan Ogliari
Área de Estudo: Engenharia Eletrônica
Bruno Eduardo Ferreira
Área de Estudo: Engenharia Eletrônica
Gabriel Nascimento Garcez
Área de Estudo: Curso Técnico em eletrotécnica
Leonardo Varela da Mota
Motorista
Humberto Reder Cazangi
Área de Estudo: Mecânica/Automobilistica
Flábio Albeto Bardemaker Batista
Área de Estudo: Eletrônica
Saiba mais sobre o Desafio Solar
Nesta 6ª edição da competição, o número de estados participantes aumentou de três para sete: Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Além dos 350 universitários e 50 professores e orientadores envolvidos, o Desafio deste ano contou com a participação de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Búzios.
Os barcos que participam da competição são construídos pelos estudantes. O Desafio é uma versão brasileira do Frisian Solar Challenge, realizado na Holanda e que é considerada o principal evento europeu para embarcações solares.
Foto: Victor Costa