Workshop sobre Complexidade de Água e Outros Líquidos reúne pesquisadores no Câmpus Araranguá

25. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Eventos, Matérias

evento_araranguaPesquisadores do Brasil e do México estiveram reunidos, nos dias 14 e 15 de novembro, no Câmpus Araranguá para debater soluções para obter mais água a partir de processos de dessalinização, obtenção de água da atmosfera ou mesmo de recuperação de águas descartadas pela indústria. Entre os trabalhos apresentados no workshop sobre Complexidade de Água e Outros Líquidos, estava o da utilização de nanotubos de carbono para filtrar líquidos.

“O que se observa é que a água flui 400 vezes mais rápido em um nanotubo de carbono e que o sal, por exemplo, é retido por esses filtros. Essa é uma pesquisa bastante interessante que está sendo feita no nosso grupo de estudo e que é tema de uma competição na Suíça para a elaboração de um protótipo”, explica a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Márcia Barbosa, que foi também organizadora do evento.

Outro trabalho de destaque é o da professora do Câmpus Araranguá Cíntia Passos. No doutorado ela estuda processos de compactação e de reversão da carga de DNA. “Nós estudamos formas de retirar o DNA de células com patologias para colocar um DNA saudável, mas para que isso ocorra é preciso que seja feita a compactação e a reversão da carga do DNA para que não haja o rompimento das fitas do DNA em todo esse processo”, explica Cíntia Passos.

Além da apresentação de trabalhos, o evento é uma importante oportunidade para troca de experiências entre os pesquisadores. “Durante o workshop, nós também nos reunimos para propor novos projetos de estudo.A edição deste ano foi muito boa e nós queremos organizar outras atividades em Araranguá. No ano que vem queremos reunir mais estudantes da graduação”, destaca Márcia Barbosa.