Cursos de capacitação atingem mais de 600 servidores e bolsistas

26. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Quatro cursos de formação inicial e continuada (FIC) ofertados pelo Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead) e iniciados no segundo semestre estão proporcionando capacitação para 671 servidores do IFSC, além de pessoal que trabalha nos polos de Educação a Distância como bolsistas dos programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec).

O curso “Educação a Distância – princípios e orientações”, com duração de cinco semanas e 275 participantes, tem como objetivo principal a reflexão sobre as possibilidades pedagógicas da EaD nos cursos de graduação e especialização do IFSC. O curso traz conhecimentos básicos sobre a plataforma Moodle e está sistematizado em cinco eixos temáticos: a instituição e sua estrutura organizacional, breve relato sobre a Educação a Distância no Brasil, os processos de EaD no IFSC e o funcionamento do ambiente virtual na instituição, apresentação da Universidade Aberta do Brasil e para finalizar, a apresentação do Programa e-Tec. São responsáveis pelo curso os professores Gislene Miotto, Carlos Mello, Maria Hermínia e Carla Lopes.

Com 180 participantes, o curso de “Gestão: trabalho em equipe” organizado pelas professoras Fabiana Besen Santos e Mara Massuti também tem duração de cinco semanas. O objetivo da capacitação é refletir sobre a interação humana, contribuindo no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o gestor no trabalho em equipe. O curso traz reflexões sobre os elementos básicos do trabalho em equipe, o papel da liderança no trabalho em equipe, a gestão de conflitos e a comunicação e relações interpessoais.

Já o curso “Operador de videoconferência”, organizado pelo professor Douglas Juliani, tem 113 participantes e é dirigido exclusivamente a servidores. “A partir de noções básicas é possível começar a mexer no equipamento e, com algumas tentativas, certamente o aluno irá se familiarizar e terá mais segurança para explorar os recursos em reuniões, aulas e outras demandas comunicativas”, salienta Juliani.

O curso “Especificações de materiais” conta com 103 matriculados e foi elaborado em parceria entre a Pró-Reitoria de Administração (Proad) e o Cerfead. O objetivo do curso é que o estudante tenha noções do processo de especificação de materiais no serviço público. Essa capacitação antecede a de catálogo de materiais, que deverá ser ofertada no próximo semestre. Também contribuíram para a construção do curso os servidores Douglas Alexandre, Douglas Juliani, Igor Thiago Mendonça e Leandro Medeiros Elias.

Tags: ,