Neoa do Câmpus Florianópolis terá programação especial para comemorar o Dia da Astronomia
27. novembro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, MatériasO Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (Neoa – JBS), do Câmpus Florianópolis do IFSC, preparou uma programação especial para comemorar o Dia da Astronomia. Há 30 anos, as associações, planetários e clubes de astronomia no Brasil adotaram o dia 2 de dezembro como referência para comemoração do Dia da Astronomia. Esta data é uma homenagem a data de nascimento de D. Pedro II considerado o patrono da astronomia no país.
Para homenagear a data, o Neoa preparou três atividades públicas, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Inserida na programação está o lançamento oficial do “Anuário Astronômico Catarinense 2015”, de autoria do associado Alexandre Amorim, egresso do Curso de Eletrotécnica do Câmpus. No local, haverá exemplares há venda, ao preço de R$ 25. Aqueles que já possuem o Anuário são encorajados a levar seus exemplares, seja para autógrafos ou, principalmente, para uma consideração do livro durante a palestra “Por que usar um anuário na era da informática?”.
Confira a programação:
Dia 4 de dezembro (quinta-feira)
Local: Sala Multimídia da Eletrônica (SMM1), Câmpus Florianópolis – IFSC
Avenida Mauro Ramos, 950 – Centro – Fpolis/SC
17h30min – Abertura
17h35min – “30 anos de comemorações do Dia da Astronomia”, por Alexandre Amorim
17h50min – “Infográficos, Redes Sociais e a Educação em Astronomia”, por Sandro Livramento
18h05min – “O Astrônomo Imperador”, por Adair Cardozo e Tania Meyer
Apresentação teatral dividida em 5 esquetes retratando curiosidades da vida de Dom Pedro II, sob coordenação de Tania Meyer, coordenadora do Grupo Teatral Boca de Siri e Coordenadora de Atividades Artísticas do Câmpus Florianópolis.
18H35min – “Cometas: História e Observação”, por Lucas Camargo da Silva
Aluno do Curso Técnico de Eletrônica, observador visual e medalhista nas edições 2013 e 2014 da Olimpíada Brasileira de Astronomia.
19h – Lançamento do “Anuário Astronômico Catarinense 2015”
Palestra: “Por que usar um anuário na era da informática?” – Alexandre Amorim (autor)
19h30min – Sessão de observação: através de simples instrumentos os participantes apreciarão a Lua cerca de 97% iluminada (em caso de céu limpo)
Dia 5 de dezembro (sexta-feira)
18h30min – 5ª Caminhada Astronômica
Ao longo da Av. Beira-Mar Norte há placas informativas do Sistema Solar, desde o Sol até Plutão. A localização das placas segue a escala de distância dos principais objetos do Sistema Solar. Quando os participantes chegam em cada placa, alguém designado lerá as informações e os demais participantes poderão contribuir com um pequeno debate sobre cada planeta. O ponto de partida será a ‘placa do Sol’, que fica próxima ao trapiche da Avenida Beira-Mar Norte. O ponto final é a ‘placa de Plutão’, no cruzamento da avenida com a Madre Benvenuta, num percurso total de sete quilômetros, aproximadamente. Em caso de mau tempo, a caminhada será transferida.
Dia 6 de dezembro (sábado)
A partir das 19h30min, o Neoa estará na Ilha das Campanhas, na Praia da Armação do Pântano do Sul, para observar o nascer da Lua cheia. Recomenda-se levar o próprio binóculo ou outro instrumento de observação. O nascer da Lua está previsto para as 20h09min.
Mais informações no site do Neoa-JBS.