Alunos do Câmpus Chapecó passam noite no Museu do Contestado

28. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

Nos dias 19 e 20 de novembro, os alunos do módulo III do curso técnico Integrado em Informática do Câmpus Chapecó, acompanhados dos professores Ana Maria Bonk, Eder Ferrari e Gerson Witte, viajaram até Caçador (cerca de 220km de distância de Chapecó), para uma visita de estudos diferenciada: passar uma noite no Museu do Contestado. O objetivo foi promover o conhecimento interdisciplinar e associar a prática com os estudos da unidade curricular Oficina de Integração do módulo III.

museu20141126Os alunos e professores foram recebidos pelo diretor do museu, Júlio Corrente, conheceram o acervo exposto, assistiram a um vídeo sobre a história da Guerra do Contestado, ouviram contos dos caboclos narrados e tiveram uma vivência na cultura regional “A ideia de uma Noite no Museu do Contestado surgiu em conversa com o professor Gerson Witte e, em virtude do trabalho diferenciado do IFSC, tivemos a confiança necessária para realizar esta atividade, que precisava de preparação e cuidados especiais com o acervo. Porém, uma vivência como esta com certeza marcará a vida desses estudantes”, diz Júlio.

Durante a noite, os alunos apresentaram aos professores e colegas os projetos de pesquisa com tema das oficinas “O Contestado”, trabalhado durante o semestre. Após as duas horas da manhã, realizaram tarefas relacionadas aos projetos, em atividades solicitadas e orientadas pelos professores, de forma a socializar os conteúdos, envolvendo experimentações, jogos e filmagens. Foram estudados a importância da mata de araucárias, a preservação do papagaio-de-peito-roxo, a química da erva-mate, a história da música, as populações indígenas e o assalto ao trem pagador.

Às cinco da manhã, todos acompanharam a alvorada com atividades orientadas pelo professor de educação física Eder Ferrari, aproveitando o espaço do Parque Central, cedido pelo prefeitura de Caçador. A Guarda Municipal garantiu a segurança dos jovens e do Museu do Contestado. Por volta das 8h30, o grupo retornou a Chapecó.

Um comentário até o momento. em "Alunos do Câmpus Chapecó passam noite no Museu do Contestado"

1. Ilse Behrens disse:

Parabéns pela ótima atividade!!!! Desta maneira os alunos aprendem com prazer!