Evento discute técnicas aplicáveis à agroecologia no Câmpus Canoinhas

28. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos, Matérias

noite agroecolgica fotoA apicultura como técnica sustentável e de cooperação, o tratamento de esgoto domiciliar por zona de raízes e a construção de horta mandala com plantas medicinais foram os assuntos discutidos durante a 1ª Noite Agroecológica, realizada pelos alunos do 3º módulo do curso técnico concomitante em Agroecologia do Câmpus Canoinhas. O evento aconteceu no dia 12 de novembro e contou com a participação de alunos, servidores e pessoas da comunidade interessadas em agroecologia.

Por fazer parte do Projeto Integrador do curso, a Noite Agroecológica foi toda organizada pelos alunos, que se dividiram nas tarefas de escolha dos temas, confirmação dos palestrantes, divulgação e avaliação do evento, levando em conta o que aprenderam nas disciplinas durante o curso.

“Na área de agroecologia, é corriqueira a necessidade de se organizar dias de campo, capacitações aos agricultores e outros eventos. É um aprendizado importante para os alunos, que vai proporcionar mais confiança na vida profissional”, explica a professora Magali Regina.

Além disto, as palestras ajudaram os alunos e os demais participantes a conhecer algumas técnicas aplicáveis à agroecologia. “As palestras foram extremamente satisfatórias e as informações difundidas durante a noite foram muito importantes. Foi um momento de trocas de informações e aprendizado para ser colocado em prática, não somente por nós alunos, mas por todos que praticam a agroecologia”, afirma a aluna Michelle Castro, que fez parte da comissão organizadora.

O evento contou com a participação de três palestrantes: Ingo Todt, ministrante da palestra sobre Apicultura; a engenheira ambiental Else Elly, com a palestra Tratamento de Esgoto Domiciliar por Zona de Raízes; e o técnico em agropecuária Alvir Fuck, cujo tema ministrado foi Plantas Medicinais em Horta Mandala. Cada palestra durou em torno de uma hora e os minutos finais foram destinados para o esclarecimento de dúvidas dos alunos, convidados e professores.

Tags: