Professor do Câmpus Canoinhas apresenta estudos sobre perdas de alimentos em congresso no Equador

28. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos, Gestão de Pessoas, Matérias

palestra bruno equador 1O professor Bruno Pansera Espíndola, do Câmpus Canoinhas, participou do VIII Congreso Iberoamericano de Tecnología Postcosecha y Agroexportaciones, de 12 a 14 de novembro, em Quito, no Equador, direcionado a professores, pesquisadores e estudantes que trabalham com pesquisas que objetivam a minimização de perdas de alimentos e aos que trabalham com vias de comercialização da produção agrícola.

Através de apresentações orais, professor Bruno mostrou à comunidade científica dois trabalhos realizados no Sul do Brasil que visam dar suporte ao estudo da diminuição das perdas de alimentos, especificamente relacionados ao armazenamento de ameixas. Conforme o professor, a apresentação despertou o interesse de pesquisadores estrangeiros que fizeram diversas perguntas e, posteriormente ao período de arguição, levantaram novamente a discussão sobre os trabalhos, procurando detalhes para aperfeiçoar suas técnicas.

“O evento foi um sucesso, tanto na organização como no cumprimento de sua proposta de ser principalmente um intercâmbio de conhecimentos e experiências. O congresso proporcionou um ambiente fértil para futuras cooperações e parcerias internacionais”, comenta, acrescentando que estas experiências já estão sendo repassadas informalmente aos colegas do Câmpus. “A experiência vivida por professores e pesquisadores de culturas e realidades diferentes pode ser muito proveitosa para superarmos nossos desafios”, enfatiza.

palestra bruno equador 2Para Bruno Pansera, outra oportunidade foi o contato com integrantes de uma organização que luta contra a fome e o desperdício de alimentos no mundo, a World Food Preservation Center, que busca soluções para a crise alimentar que o mundo enfrenta. “Um fato que demonstra tal situação seria que todo o alimento desperdiçado nos Estados Unidos seria suficiente para alimentar a população da África. Esses contatos, iniciais até o momento, poderiam culminar na articulação do IFSC com essas instituições que trabalham de forma articulada a favor de uma causa nobre”, explica.

Organizado pela Asociación Iberoamericana de Tecnología Postcosecha (AITEP), Facultad de Ciencias de la Ingeniería (FCI) e Centro de Investigación de Alimentos (CIA) de la Universidad Tecnológica Equinoccial (UTE), o evento contou com representantes de vários países, como Brasil, Chile, Equador, Argentina, Honduras, Nicarágua, Espanha e Portugal, entre outros.