Câmpus Criciúma completa quatro anos de atividades

2. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

gincana 051O dia 29 de novembro é muito importante para o Câmpus Criciúma. Há quatro anos, o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, autorizou o funcionamento do câmpus, o que contribuiu para ao fortalecimento do IFSC na região Sul do Estado.

Ao longo desses quatro anos de trabalho, foram formados mais de 600 profissionais em áreas técnicas como de Edificações e de Eletrotécnica e outros 700 alunos estão matriculados em cursos técnicos integrados e subsequentes e em cursos de pós-graduação, de Formação Inicial Continuada (FIC), no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e no Programa Mulheres Sim.

Para o próximo ano, o câmpus espera ampliar em 40% o número de alunos e ultrapassar a marca de mais de mil matrículas. “A partir de 2015, o Câmpus Criciúma passa a ofertar o curso de Engenharia de Mecatrônica, o primeiro curso superior do Câmpus e o único curso público nessa área na região Sul do Estado”, afirma Cedenir Spillere, diretor-geral do Câmpus Criciúma.

Já foram investidos cerca de R$ 15 milhões na construção de salas e laboratórios, sendo que desse total cerca de R$ 2,5 milhões foram utilizados na compra de equipamentos e na construção de laboratórios para o curso de Engenharia de Mecatrônica.

A instituição conta hoje com mais de 70 servidores no câmpus, entre técnicos-administrativos e docentes. “Quero agradecer a todos servidores, em especial o professor Manoel Irineu José que foi o primeiro servidor do Câmpus, à nossa reitoria, aos nossos alunos, à comunidade em geral e às prefeituras da região. Somos uma instituição pública e acreditamos que a educação é um dos principais mecanismos para promoção da inclusão social e para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma Cedenir Spillere, diretor-geral do Câmpus Criciúma.

Gincana entre os alunos

gincana 010Para comemorar o aniversário do câmpus, foi realizada uma gincana entre os alunos dos cursos técnicos integrados no dia 28 de novembro. Participaram da competição duas equipes, uma formada pelos alunos do curso técnico em Edificações e uma formada pelos alunos da Mecatrônica.

Durante todo o dia, os alunos foram desafiados em atividades como as corridas do saco, do ovo e do pneu e um quiz sobre Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências da Natureza. Eles ainda tiveram qye arrecadar alimentos, produtos de limpeza e higiene e livros, que serão doados para a Associação Beneficente Abadeus.

gincana 007Não faltou empolgação para os alunos. Os do curso de Edificações escolheram a cor azul e como mascote um urso. “ O nome da nossa equipe é TEDs, que quer dizer Técnico em Edificações, mas o nome lembra também o do urso Ted e por isso escolhemos ele como mascote”, explica Ana Carolina Peres da Luz, do curso técnico integrado em Edificações.

A equipe da Mecatrônica escolheu as cores amarelo e preto para representar a equipe. Eles não tinham um mascote, mas um aluno, em especial, ajudava a animar a equipe. “Eu resolvi me fantasiar com os materiais que eu entrei e acho que agora eu sou o mascote da Meca”, afirma João Lucas Menegasso, aluno do curso técnico em Mecatrônica.

A equipe vencedora foi a do curso de Edificações. Como forma de premiação, eles irão fazer uma viagem em que o câmpus irá arcar com os custos do transporte.

Tags: