Câmpus Tubarão realiza primeira formatura na sede própria

3. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Tubarão, Matérias

formatura_tub3As quatro turmas dos cursos Pronatec Mulheres Mil de Tubarão e Capivari de Baixo vão entrar na história do Câmpus Tubarão. Elas são as primeiras turmas a terem sua formatura realizada no próprio câmpus. São 60 formandas do curso de Reciclador das turmas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros da Passagem, Fábio Silva e Morrotes de Tubarão e uma do Cras de Capivari de Baixo. A cerimônia foi realizada neste sábado (29) e contou com a presença da diretora-geral do câmpus, Rita Flôr, do prefeito de Tubarão, João Olavo Falchetti, da diretora da Fundação de Desenvolvimento Social de Tubarão, Jane Dal Bó Falchetti, e do representante da prefeitura de Capivari de Baixo, Valdenir dos Santos, que é também coordenador do Cras.

No curso de Reciclador, as alunas tiveram aulas de meio ambiente, matemática, introdução à informática, linguagens e artesanato. “Nós aprendemos a fazer puffs de pneus, a fazer canecas com latinhas, bolsas e carteiras com caixas de leite. Aprendemos também a mexer no computador e a entrar na internet. Muitas agora entram na internet para procurar novas inspirações para fazer artesanato”, explica Maria Inês de Oliveira.

formatura_tubEsta foi a primeira formatura de muitas das alunas. “Eu nunca me formei e estou muito emocionada. Eu falei para os meus filhos que eles tinham que vir na minha formatura, porque eu já fui em muitas deles”, afirma Cecília Gonçalves de Jesus.

Muitos familiares e amigos foram acompanhar de perto a formatura. A aluna Beloni de Oliveira, de 72 anos, trouxe algumas amigas do Rio Grande do Sul para prestigiar a cerimônia. “A Beloni sempre gostou de fazer artesanato e o curso foi muito bom para ela. Nós estamos vendo que ela está muito mais motivada”, afirma Dulcemar Albino, convidada da formanda Beloni de Oliveira.

formatura_tub1Nesta edição do curso, além dos artesanatos, as alunas compuseram uma música e estão se preparando para lançar um livro. “Em uma das aulas de linguagem, as alunas produziram uma paródia em que falam sobre meio ambiente, reciclagem e o programa Mulheres Mil. A partir do relato de vida delas, nós estamos produzindo também a segunda versão do livro “Mapa da Vida” que deve ser lançado no começo do ano que vem”, explica a professora de linguagens Jane Nevasco Silva.

Durante a cerimônia de formatura, o prefeito de Tubarão exaltou a importância da parceria com o Instituto Federal. “ O IFSC vem a contribuir para que nós possamos fortalecer os investimentos na inclusão social. Hoje vendo toda a motivação e o trabalho das alunas, eu acho que elas não são apenas Mulheres Mil, elas são Mulheres Milhões”, afirma João Olavo Falchetti.

formatura_tub4A diretora da Fundação de Desenvolvimento Social de Tubarão falou da relevância do programa Mulheres Mil para o município e citou que a prefeitura já fez a solicitação de um novo curso do programa Mulheres Mil voltado para a costura. “Esse programa é extraordinário porque promove cidadania e inclusão e isso tudo culmina na justiça social”, afirma Jane Falchetti.

O representante da prefeitura de Capivari de Baixo também ressaltou a importância do programa. “Hoje eu consigo perceber que ao se formar no curso, as alunas saem daqui outras mulheres, com muito mais autonomia e muito mais motivadas”, afirma Valdenir dos Santos.

Formatura_Tubarão_29_nov_2014_122A diretora-geral do câmpus agradeceu a parceria feita com as prefeituras e as demais entidades envolvidas no programa. “A gente consegue perceber o quanto esse curso foi importante para as alunas e isso nos motiva a continuar. Faz parte da missão do IFSC promover a inclusão social e nós temos o maior interesse em dar continuidade a esse programa. Mas para que isso aconteça, é fundamental que se fortaleçam as parcerias com as prefeituras, porque são elas as demandantes do Mulheres Mil”.

A Chefe de Ensino do Câmpus Tubarão, Maria Angélica Marin, lembrou também que além dos cursos Mulheres Mil, a proposta é que as formandas participem de outros cursos promovidos pelo IFSC. “Nós queremos que elas voltem a estudar e que assim, melhorem sua escolaridade. Nós estamos viabilizando uma parceria para ofertar um curso CEJA- FIC em que os alunos poderão terminar o Ensino Fundamental e o Médio e fazer um curso de qualificação profissional no IFSC”.

Tags: ,