Aula de literatura ganha reforço da psicologia para interpretação do simbolismo

5. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

aula prof samuel 02-12-2014 5Os alunos do 5º módulo do curso técnico integrado em Mecânica, do Câmpus Joinville, nunca mais vão ler as poesias de Baudelaire, Cruz e Sousa, Pedro Kilkery e Alphonsus de Guimaraens sem relacionar o movimento simbolista ao viés da psicanálise. O tema “Psicologia e Arte: princípios e cruzamentos” foi abordado na aula de literatura desta terça-feira (2) pela psicóloga e mestre em Teatro, Clarice Steil Siewert.

aula prof samuel 02-12-2014 6Ela foi convidada pelo professor da disciplina, Samuel Kühn, para falar sobre temas oriundos da psicologia e psicanálise, tais como consciente, subconsciente e inconsciente; ego, id e superego; e interpretação dos sonhos, relacionando-os à literatura simbolista dos poetas representantes deste movimento.

“Foi uma demanda dos próprios alunos, que desejavam aula a aula saber mais especificamente questões de ordem psicanalítica, já que os poetas simbolistas flertam com Freud e outros. Essa é uma turma que sempre extrapola o planejamento das aulas por puro interesse”, explica professor Samuel. “Saímos todos ganhando com as relações feitas entre psicanálise e literatura”, conclui.

Tags: