Curso de Promotor de Vendas integra ensino fundamental e capacitação profissional

5. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

promotor de vendas 25-11-2014 5Concluir o ensino fundamental e, ao mesmo tempo, obter um certificado de capacitação profissional. Este é o sonho dos alunos da Escola Municipal Valentim João da Rocha, no Bairro Vila Nova, em Joinville, que estão participando do curso de Promotor de Vendas que o Câmpus Joinville está ofertando em parceria com a Prefeitura Municipal.

Evandro Fortunato, de 15 anos, e Andréia da Silva Oliveira da Rocha, de 33, são alunos desta turma e, embora com idades e perfis distintos, compartilham do mesmo objetivo de conquistar o mercado de trabalho. O adolescente se interessou pelo curso para dar continuidade ao ensino fundamental porque gosta da área de vendas, especialmente de carros e peças, com que pretende trabalhar. Por isto, faz questão de prestar atenção às primeiras aulas com o professor Júlio Cesar Maldonado. “As aulas são muito bacanas e estou aprendendo bastante, principalmente com as dicas que o professor está passando”, comenta.

promotor de vendas 25-11-2014 14Andréia também está gostando do curso. Ela parou de estudar há vinte anos e, com o casamento, filhos e trabalho, ficou mais difícil retomar os estudos. Mas, agora, está decidida a concluir o ensino fundamental. Ela trabalha com o marido Ademar da Rocha, dono de uma empresa de instalação de som automotivo, onde aprendeu a atender os clientes, fazer compras e vender.

O curso vai ajudá-la a aprimorar os conhecimentos obtidos na prática. “Meu marido tem o jeito dele de vender. Quero formar a minha personalidade, ter meu próprio estilo” comenta a aluna, que pretende investir em um negócio próprio. “Quero ter algo pra mim, uma loja de roupas ou floricultura”, planeja.

O curso de Promotor de Vendas está sendo ofertado pela primeira vez pelo Câmpus Joinville e tem como objetivo oportunizar aos alunos o conhecimento de ferramentas que possibilitem seu ingresso no mercado de trabalho, facilitando a compreensão de técnicas de vendas e do planejamento estratégico adotado no mercado. A parte de formação geral é de responsabilidade da escola e a parte técnica, de seis horas semanais, está a cargo do IFSC. O curso é realizado através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja).

promotor de vendas 25-11-2014 16Para a diretora da escola, Ana Karina de Oliveira Zacchi, a junção da formação regular com a formação profissional é o que tem de melhor. “Através desta parceria, os alunos têm a oportunidade de concluir os estudos e ainda conseguir uma formação para o mercado de trabalho”. A Escola Valentim João da Rocha é parceira do IFSC desde 2011, quando foi implantada a primeira turma do curso de Fabricação Mecânica, também na modalidade Proeja. Atualmente, este curso está com sua terceira turma em andamento.

Tags: ,