Projeto de extensão do Câmpus São José estimula raciocínio lógico de estudantes em escola estadual

5. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

escola jk 2Em desenvolvimento desde setembro, o projeto de extensão “Mulheres na engenharia: quebrando paradigmas” vem promovendo um conjunto de palestras e oficinas na EEB Presidente Juscelino Kubitcheck, no bairro Areias, em São José. O objetivo é despertar a vocação de alunas do ensino médio para carreiras da engenharia. Porém, ao longo deste período, o projeto envolveu não só as meninas, mas todos os estudantes do segundo ano do ensino médio da escola.

Segundo o coordenador do projeto, Eraldo Silveira e Silva, o primeiro desafio da equipe executora foi a recuperação do laboratório de informática da escola. Antes que pudessem ser ofertadas as oficinas programadas no espaço, foi necessário uma manutenção dos computadores. Este trabalho foi realizado pelos bolsistas do projeto em parceria com o setor de manutenção de computadores do Câmpus São José.

Durante as oficinas, os estudantes puderam ter de maneira lúdica uma inserção ao universo da programação, com o uso do software Scratch. Além disso, os alunos puderam visitar o Câmpus São José, onde puderam conhecer os laboratórios e saber mais sobre a área de telecomunicações, em uma palestra com o professor Diego Medeiros.

Matuzalém Muller, estudante de Engenharia de Telecomunicações e bolsista do projeto, explica que a atividade que despertou maior interesse dos alunos foi a aplicação de um desafio de lógica, em que eles foram divididos em grupos e resolveram os problemas dentro da sala de aula. Segundo Matuzalém, é difícil prender a atenção dos estudantes nas atividades desenvolvidas no laboratório de informática. Após o desafio, os grupos que resolveram os problemas foram premiados com chocolates.

escola jk 3

Para os estudantes do segundo ano da escola JK, Cristielen, Renan e Narieli, este tipo de atividade estimula o raciocínio, traz bastante aprendizado de uma forma descontraída e agradável, o que é muito legal.

O projeto tem prazo de execução até agosto de 2015. Estão programadas uma série de oficinas, exibição de filmes, palestras, criação de mini-produtos, além de uma visita ao Museu da PUC em Porto Alegre.

Tags: