Revista Caminho Aberto lança sua primeira edição

10. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

Dar visibilidade a ações e projetos de extensão realizados nos institutos federais de todo o país e divulgar a extensão como atividade educacional são objetivos da revista Caminho Aberto, cuja primeira edição foi lançada na última segunda-feira (9), no Câmpus Florianópolis-Continente. De periodicidade semestral e publicada pelo IFSC, a revista apresenta em seu número inaugural seis artigos e oito relatos de experiência, além de uma entrevista com o presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forproext), Giano Luis Copetti.

lancamento_revista_douglasIdealizada pela equipe da Diretoria de Extensão, a Caminho Aberto começou a ser elaborada em março de 2013, com a constituição de um grupo de trabalho composto por servidores da Reitoria e dos câmpus. “O planejamento contemplou desde a concepção, nome, marca, políticas, site, equipe editorial e outros aspectos, ao longo de um ano”, descreve o editor geral da publicação, Douglas Juliani, servidor do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead). O período de submissão dos trabalhos ocorreu entre março e junho de 2014. Foram recebidos 55 textos, entre artigos e relatos de experiência, que foram avaliados por 98 consultores, em sua grande maioria externos ao IFSC. O resultado foi a aprovação de 26 trabalhos, dos quais os primeiros 14 compõem a edição inaugural da revista. Os demais serão publicados no segundo número.

Além dos 98 consultores, o processo de elaboração da revista envolveu também o trabalho de nove editores de seção e 13 revisores de texto, além da equipe técnica que atuou na edição e diagramação da publicação.

lancamento_revista_fabianaO pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, elogiou o trabalho da equipe e ressaltou que a revista chega em um momento bastante importante para a extensão do IFSC, em função do grande crescimento registrado na área: em 2014, foram 684 ações de extensão cadastradas e 362 projetos desenvolvidos. “E hoje nós temos a satisfação de traduzir esse crescimento em mais um produto, que é a revista Caminho Aberto, valorizando a extensão dentro da nossa instituição e fora dela”, disse o pró-reitor. A diretora de Extensão, Fabiana Mortimer Amaral, ressaltou que a revista é resultado do trabalho intenso que envolveu as duas diretorias da Proex – Extensão e Comunicação. “É um trabalho conjunto da pró-reitoria e um objetivo muito importante que foi alcançado”, afirmou.

lancamento_revista_thiagoO lançamento da revista foi realizado durante uma ambientação dos alunos do Módulo II do curso técnico em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente. “É para nós uma satisfação fazer a ambientação e aplicar os conhecimentos desenvolvidos em aula numa ocasião como esta. Afinal, aqui também estamos fazendo extensão”, disse o coordenador do curso, Thiago Henrique Lopes, que apresentou e supervisionou o trabalho dos alunos no jantar servido.

Clique aqui para acessar a revista Caminho Aberto no Portal de Periódicos do IFSC.

Tags: ,