Câmpus Geraldo Werninghaus completa quatro anos em Jaraguá do Sul

12. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

jgw aniversario campus 4 anos sorveteNeste sábado, dia 6 de dezembro, o Câmpus Geraldo Werninghaus completou quatro anos de criação. Localizado no bairro Rau de Jaraguá do Sul, o câmpus é o segundo do IFSC no município e oferece cursos técnicos, de graduação e de qualificação profissional nas áreas de mecânica e eletrotécnica.

Para refrescar o calor e comemorar aniversário do câmpus, a direção-geral ofereceu, na sexta-feira (5), sorvete aos alunos e servidores. A sobremesa gelada foi servida no terraço do câmpus nos períodos da tarde e da noite. Confira aqui as fotos do evento.

Com cerca de 850 alunos, o câmpus possui cursos de nível técnico em Mecânica e Eletrotécnica, de graduação em Fabricação Mecânica e de curta duração direcionados à atuação na indústria. “Um dos desafios para os próximos anos será o aumento do número de cursos, ampliando ainda mais as possibilidades de capacitação em Jaraguá do Sul”, destaca o diretor-geral do câmpus, Marlon Fontanive.

jgw aniversario campus fachadaEntre os novos cursos está prevista a criação da graduação em Engenharia Elétrica, a qual deverá ser oferecida a partir do segundo semestre de 2015. As aulas serão realizadas no período da manhã e também serão gratuitas.

Para oferecer novos cursos, o Câmpus Geraldo Werninghaus está trabalhando na ampliação dos espaços físicos. “No próximo ano começaremos a construção de um novo bloco, o que possibilitará a utilização de novos laboratórios e salas de aula”, explica Fontanive.

Com a criação do câmpus, Jaraguá do Sul passou a ser, em 2010, a segunda cidade catarinense a possuir mais de uma unidade do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O primeiro município com dois câmpus foi a capital.

Histórico

Conhecido internamente no IFSC como “GW”, o Câmpus Geraldo Werninghaus foi criado em 6 de dezembro de 2010 por meio da portaria nº 1.366 do Ministério da Educação (MEC). O câmpus está localizado no bairro Rau (rua dos Imigrantes, 445), onde funcionava o antigo Centro Politécnico Geraldo Werninghaus (CEPEG).

Os primeiros alunos que frequentaram as instalações do câmpus foram os 36 estudantes da primeira turma do curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica. As aulas desse curso começaram ainda no segundo semestre de 2010, antes mesmo da publicação da portaria do MEC. Já os alunos dos cursos técnicos em Mecânica e Eletrotécnica foram transferidos do Câmpus Jaraguá do Sul e começaram a estudar no novo câmpus no segundo semestre de 2011.

jgw aniversario campus aerea

No dia 18 de abril de 2013 o Câmpus Geraldo Werninghaus foi entregue oficialmente à comunidade do município de Jaraguá do Sul. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, incluindo políticos, empresários e comunidade em geral.

Atualmente, a estrutura do câmpus conta com 3,5 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 20 mil metros quadrados. Os laboratórios dividem espaço com cerca de 15 salas de aula e espaços de convivência como cantina, biblioteca, terraço, entre outros.

Além dos 850 alunos, o Câmpus Geraldo Werninghaus conta com uma equipe de 38 professores (sendo cinco substitutos) e 32 servidores técnico-administrativos.

Tags: