Cerfead realiza formaturas dos cursos de Formação de Formadores em dez municípios

16. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Tubarão, Matérias

formatura_Santa_Rosa1Dez municípios de Santa Catarina receberam, neste segundo semestre, o curso de Formação de Formadores de Dificuldades de Aprendizagem, ofertado pelo Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead), em parceria com os câmpus do IFSC e as prefeituras. “É uma das missões do IFSC a de trabalhar para a formação dos profissionais da educação e através desses cursos nós queremos contribuir também para o crescimento dos municípios e para a melhoria da educação. Nossa proposta não é só trabalhar teoria nem só prática, mas a práxis que é a junção delas”, explica Divina Pereira, coordenadora de Capacitação de Formadores.

Na região Sul do Estado, o curso foi ofertado nos municípios de Santa Rosa de Lima, Capivari de Baixo e Tubarão. No total, foram capacitados mais de 50 professores da Educação Infantil e das Séries Iniciais e as formaturas foram realizadas nos dias 11 e 12 de dezembro.

Santa Rosa de Lima

formatura_sta_rosa2Santa Rosa de Lima foi o primeiro município na região a receber os cursos de Formação de Formadores para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. “O município é pequeno, tem cerca de dois mil habitantes, e há poucos recursos. Se não fosse através da parceria, a prefeitura não teria condições de ofertar um curso como esse. O aperfeiçoamento do professor é fundamental para a melhoria da qualidade de ensino e esses cursos contribuem de forma significativa para que isso aconteça”, afirma a prefeita de Santa Rosa de Lima, Dilcei Heidemann.

O município já recebeu o curso de Práticas Pedagógicas e o de Dificuldades de Aprendizagem e irá receber em 2015 o de Metodologia em Língua Portuguesa, em que serão trabalhados temas sobre a função social da escrita, gêneros e produção textual e o Novo Acordo Ortográfico. “As parcerias com as prefeituras são fundamentais para que os cursos ocorram, porque são elas as demandantes das capacitações. Santa Rosa de Lima foi o primeiro município parceiro do Câmpus Tubarão do IFSC a receber os cursos de Formação de Formadores”, explica a Chefe do Departamento de Ensino do Câmpus Tubarão, Maria Angelica Marin.

Gilmara Roecker, professora da Educação Infantil, conta que o curso a ajudou a repensar sua forma de planejar as aulas. “No curso, nós fomos orientadas a dedicar mais tempo para a observação dos alunos e isso nos ajudou a entendê-los melhor. O que eu percebo como uma das maiores dificuldades em sala de aula é a falta de concentração dos alunos”.

Valmira Schlickmann foi a oradora da turma e, em seu discurso, ela aproveitou para fazer um pedido. “Nós sentimos a necessidade de mais capacitações para os professores da Educação Infantil”, afirmou. Marlize Hermesmeyer, professora da rede municipal de Santa Rosa de Lima, já fez dois cursos oferecidos pelo IFSC e se prepara para realizar o terceiro. “Um dos temas que eu mais gostei desse curso foi trabalhar a relação entre família, aluno e professor. Porque o sucesso do aprendizado depende de um trabalho em conjunto entre a escola e a família”, avalia.

Capivari de Baixo

CapivariA formatura da turma do curso de Formação de Formadores em Dificuldades de Aprendizagem de Capivari de Baixo foi realizada na tarde da sexta-feira (12). Na cerimônia, o prefeito da cidade falou sobre a importância do curso. “A parceria entre o IFSC e a prefeitura está ampliando as oportunidades para que os professores da rede municipal possam se qualificar melhor”.

O curso de 60 horas poderá ser computado pelos professores para promoção de carreira. “O diploma do curso é concedido por uma instituição federal e isso conta muito. É uma instituição que está há mais de 100 anos no mercado e que foi eleita por seis vezes consecutivas como o melhor Instituto Federal do Brasil”, afirma Gislene Miotto, coordenadora do Cerfead.

A professora Eliete Martins da rede municipal de ensino conta que entre as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores em sala de aula estão os problemas de alfabetização e de indisciplina dos alunos. “Eu estava bastante empolgada com o curso, só achei que foi dado pouco tempo para fazermos as observações em sala de aula e para entregar os trabalhos”.

Tubarão

formatura_tubaraoEm Tubarão, quinze professoras concluíram o curso de Formação de Formadores de Dificuldades de Aprendizagem. “Esses cursos permitem que se invista na formação continuada e isso faz com que o professor esteja, constantemente, refletindo sobre a sua prática”, avalia Lúcia de Souza, diretora da Fundação Municipal de Educação.

O município receberá em 2015 o curso de Práticas Pedagógicas em que os professores serão capacitados para trabalhar de forma interdisciplinar e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Tags: , ,