Câmpus Canoinhas comemora formatura do Pronatec Mulheres Mil
19. dezembro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Canoinhas, MatériasA noite de quarta-feira (10) foi de festa para as 116 alunas dos cursos de Auxiliar de Confeitaria, Cabeleireiro Assistente e de Maquiador, do Câmpus Canoinhas, que se formaram pelo Pronatec Mulheres Mil. A cerimônia marcou o encerramento dos cursos e, para a maioria das mulheres, o início de uma nova vida, com mais oportunidades profissionais e pessoais.
Aos 48 anos, Geni Schelbauer está radiante com a transformação que o curso de Auxiliar de Confeitaria lhe proporcionou. Convidada pela professora do curso, Dominique Conceição, para trabalhar em sua confeitaria, Geni não pensou duas vezes em largar o emprego de auxiliar de serviços gerais para se dedicar à nova profissão. “Desde menina, sempre gostei de trabalhar na cozinha, de fazer bolos e experimentar novas receitas. Depois, passei a fazer em casa pra vender. Agora, quero aprender mais”, afirma confiante no novo rumo que a sua vida tomou.
Geni começou a trabalhar na confeitaria para a temporada de Natal, mas deve ser efetivada. “De excelente aluna, ela se tornou uma excelente profissional”, elogia professora Dominique. E não é pra menos. A aluna diz que aproveitou muito bem todas as aulas. “Só não posso dizer que fui uma aluna 100% porque faltei dois dias, por motivo de saúde”, justifica.
Conforme a professora, todas as alunas tiveram um excelente rendimento nas aulas e, mais do que isso, possibilitaram uma convivência que vai deixar saudades. “Foi o primeiro curso que ministrei. Foi uma experiência sensacional, desde a questão do afeto até a possibilidade de conhecer novos talentos”, enfatiza Dominique.
Beleza que faz a diferença
Foi em busca de especialização na área da beleza que Ariele Antunes, de 21 anos, fez o curso de Cabeleireiro Assistente. Ela já trabalhava em casa como manicure e, durante o curso, foi contratada como manicure e cabeleireira em um salão. “O curso foi muito bom e eu aproveitei bastante. Quero continuar estudando, fazer outros cursos, ganhar prática e, depois, ter meu próprio salão”, afirma Ariele, que agora está fazendo o curso de Cabeleireiro, também pelo Pronatec.
Ter o próprio salão é um sonho que Juliane Cristina Gonçalves, de 30 anos, já realizou. Há cinco anos, quando fez o curso de Cabeleireiro, ela montou o negócio junto com a mãe, Nilza. Mas só fazer cabelo é pouco para quem tem uma empresa especializada em beleza. Por isso, Juliane fez o curso de Maquiador para aperfeiçoar o trabalho que só conhecia na prática. “Os cursos de maquiagem geralmente são curtos, de final de semana, caros e em cidades distantes. Quando soube do curso do Pronatec no IFSC em Canoinhas, a primeira coisa que notei foi a carga horária. Por ser um curso longo, achei que ia ter a oportunidade de aprender tudo sobre maquiagem. E, de fato, aprendi”, ressalta a profissional.
Por trabalhar em um salão, o que ela aprendia de manhã já treinava à tarde e à noite. “As clientes estão adorando. Só recebo elogios”, orgulha-se. Mudança aprovada e atestada pela vereadora Cristiane Arrabar, que representou a Câmara de Vereadores na solenidade de formatura. Vereadora Cris, como é conhecida na cidade, é cliente do salão da Juliane e acompanhou a evolução do trabalho da aluna-empresária e os benefícios do Programa Mulheres Mil.
“A capacitação oferecida pelo Mulheres Mil é uma conquista importante para as mulheres, um espaço que elas não tinham até pouco tempo e que devem se apropriar. Para muitas destas mulheres, o diploma é o início de uma vida nova, uma oportunidade de crescer profissionalmente e de conseguir renda extra para a família”, defende a vereadora.