Selecionados para o Propicie participam de reunião preparatória

19. dezembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

SONY DSCOs alunos selecionados para a sétima edição do Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie) participaram de uma reunião preparatória nesta sexta-feira (19). Os alunos irão participar do desenvolvimento de projetos de pesquisa de instituições de ensino em Portugal, no primeiro semestre de 2015. Alunos dos câmpus fora da Grande Florianópolis participaram via videoconferência.

Dos 13 alunos selecionados, 10 são de cursos técnicos e três de cursos de graduação. O edital previa a seleção de apenas cinco alunos de cursos técnicos, mas devido a um incremento orçamentário no programa, foi possível dobrar o número de estudantes contemplados.

Durante a reunião, conduzida pela pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, os alunos receberam orientações em relação ao programa, ao visto e à acomodação. Golberi ressaltou que o primeiro passo é providenciar o passaporte e dar entrada na solicitação do visto junto à embaixada portuguesa, que fica em Curitiba. “O visto demora no mínimo 30 dias para ficar pronto, então é bom já ir juntando a documentação necessária”, explicou o pró-reitor.

Os alunos também tiraram dúvidas em relação ao seguro, à documentação e à imigração, por onde terão que passar ao desembarcar em Portugal. O pró-reitor ressaltou a importância da experiência de morar no exterior, mesmo não havendo a validação de disciplinas. “Vocês não vão perder uma fase, vão ganhar um intercâmbio. Será uma experiência ímpar na vida profissional e pessoal de vocês. O Propicie é uma porta que está se abrindo, aproveitem!”, disse Golberi.

SONY DSCGabriel Vega da Motta veio acompanhado do pai para a reunião. Ele tem 18 anos e é aluno do curso técnico integrado em Eletrônica do Câmpus Florianópolis. Gabriel conta que queria muito uma oportunidade como esta, principalmente depois que o irmão mais velho fez um intercâmbio de um ano em Glasgow, na Escócia, pelo programa Ciência sem Fronteiras. “Eu realmente quis essa oportunidade, quero aproveitar o máximo possível”, disse Gabriel, que vai participar do projeto “Reutilização da infraestrutura IEEE1149.4 para apoiar tarefas de apoio à depuração em FPAAs”, no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Confira abaixo todos os alunos selecionados para o programa:

Câmpus Caçador
Welinton Haas – curso técnico em Informática

Câmpus Canoinhas
Diego Eduardo Kondras – curso técnico em Informática

Câmpus Florianópolis
Anna Luiza Espindola – curso superior de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
Gabriel Vega da Motta – curso técnico em Eletrônica
Guilherme Costa da Silva – curso técnico em Eletrotécnica
Vinicius Knabben Dias Costa – curso superior de tecnologia em Sistemas Eletrônicos

Câmpus Gaspar
Lucas Machado de Oliveira – curso técnico em Química