Servidores de TI discutem iniciativas para aumentar segurança de sistemas e redes
19. dezembro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Eventos, MatériasIniciativas para aumentar a segurança de sistemas e redes do IFSC foi um dos temas discutidos por servidores da área de tecnologia da informação da Reitoria e dos câmpus na edição de 2014 do Seminário de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Setic), realizado nos dias 11 e 12 no Câmpus São José. “O usuário não vai perceber a diferença, mas nossos sistemas vão ficar mais seguros”, diz o diretor de Tecnologias da Informação e da Comunicação do IFSC, Emerson Ribeiro de Mello.
Entre as mudanças promovidas para aumentar a segurança está a adoção de uma nova ferramenta para construção dos portais do IFSC. O Joomla, usado atualmente, deve dar lugar ao Liferay, ferramenta livre e de código aberto que já é usada por instituições como Embrapa, Exército e Câmara dos Deputados, entre outras.
O uso da internet dentro do IFSC também deve ter um acréscimo de segurança. Hoje um visitante que conectar seu laptop a uma rede por cabo dentro do IFSC pode ter acesso a impressoras e pastas compartilhadas. Com uma nova solução de segurança, eles terão que autenticar-se em um servidor antes de acessar a internet.
Uma das principais novidades apresentadas no Setic é a migração dos endereços IP do IFSC para o protocolo IPv6, que vai substituir o protocolo IPv4, seguindo movimento que ocorre em todo o mundo. O IPv4 é capaz de prover cerca de 4 bilhões de endereços IP (sequência de números que identifica uma máquina – computador, impressora ou outro dispositivo – em uma rede), enquanto o IPv6 permite um número aproximado de 3,4×1038 (três virgula quatro vezes 10 elevado à 38ª potência) de endereços IP, ou 56 octilhões de endereços por habitante na Terra.
A ampliação de possibilidades de endereço é o que motiva à migração para o IPv6 em todo o mundo, uma vez que os endereços do protocolo IPv4 já se esgotaram. Os endereços no IPv6 usam oito grupos de quatro dígitos hexadecimais cada, separados por dois pontos (ex.: 2001:0db8:85a3:0042:1000:8a2e:0370:7334).
O novo sistema para gerenciamento de chamados (solicitações de serviços feitos por servidores para setores do IFSC) e o uso da ferramenta Zimbra para reserva e de equipamentos nos câmpus também foram apresentados no Setic.