Alunas do Câmpus Joinville compartilham experiências com escritora joinvilense
6. fevereiro 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Joinville, MatériasDepois de conhecer as poesias e textos da escritora Marinei Luiza Verbinen Valcanaia nas aulas de linguagem, as alunas do curso de Artesão em Bordado à Mão, ofertado pelo Câmpus Joinville no Presídio Regional de Joinville, tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente a autora dos livros Metamorfosicamente Pensando e Aluando, no dia 27 de janeiro. Conversa, relato de experiências, troca de confidências e autógrafos marcaram a visita de Marinei ao curso, que está sendo ofertado através do Pronatec Sistema Prisional em Regime Fechado e Pronatec Mulheres Mil, com o objetivo de promover a qualificação profissional e o fortalecimento da cidadania.
Durante a conversa, as alunas, que já haviam se identificado com as obras da escritora, puderam esclarecer dúvidas sobre o trabalho, as inspirações e objetivos de Marinei, que usa a escrita para expressar seus sentimentos e entendimentos sobre o que é ser mulher e sobre a vida. “Fiquei muito feliz com o convite e adorei conhecer cada uma. Tenho certeza que quanto mais apoio e ajuda estas mulheres receberem, mais elas vão crescer, vão conseguir um novo olhar sobre si mesmas e voltar a ter uma vida social e familiar”, enfatizou a escritora.
Roseli Aparecida dos Santos, de 47 anos, ficou entusiasmada com a visita. Ela já havia lido os dois livros e descobriu neles uma nova motivação para viver, depois de um período depressivo devido a um problema de saúde. “Estou mais motivada, aberta para amar e receber todo amor que tem pra me dar”, comentou, sem dar pistas sobre seu novo relacionamento, que só confidenciou à escritora. “O importante é que recuperei a autoestima e a esperança de sair daqui e ter uma nova vida”, confirmou.
Claudia Rosana Zimmermann, 27 anos, estava ansiosa em conhecer Marinei pessoalmente. “A gente já a conhecia dos livros. Aqui, ela trouxe novas histórias e falou de suas vivências, mudando nossa rotina, que é sempre igual. Sem preconceitos e julgamentos, ela nos mostrou que a visão que a sociedade tem da gente talvez não seja tão ruim e que o mundo tem algo a mais pra nós, depois que sairmos”, destacou Claudia, que é responsável pela biblioteca do presídio, onde trabalha para remição da pena e, principalmente, para garantir uma ocupação ao corpo e à mente.
A professora Rosemeri Gesser foi a responsável pela visita, atendendo a um anseio das próprias alunas. “Durante as aulas de linguagem, usei alguns textos de Marinei em dinâmicas e trabalhos em grupo. Como elas adoraram os pensamentos, pedi se tinham interesse em conhecer a escritora. Todas ficaram entusiasmadas com a possibilidade”, conta a professora. Antes da visita, Marinei fez questão de mandar seus livros para as alunas como presente de Natal.
Marinei Valcanaia é natural de Guaramirim e joinvilense de coração há mais de vinte anos. Casada, mãe de dois filhos e ex-empresária do ramo varejista, Marinei lançou seu primeiro livro de pensamentos, Metamorfosicamente Pensando, em 2011, para falar sobre expectativas, experiências e superações. No ano passado, ela publicou Aluando, onde compara as fases da lua à vida real para mostrar que tudo tem início, meio e fim.
O curso de Artesão em Bordado à Mão tem uma carga horária de 200 horas, com práticas de trabalhos artesanais e aulas teóricas, de saúde da mulher e da família, ética e cidadania, saúde e segurança no trabalho, conhecimento histórico-cultural e linguagem, visando não só à educação profissional, mas, principalmente, à melhoria da autoestima e ao desenvolvimento integral. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h.