Grupo de Pesquisa do Câmpus Florianópolis-Continente realiza avaliação sobre turismo em Florianópolis
12. fevereiro 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, MatériasBuscando identificar a percepção do turista com relação à qualidade de serviços dos atrativos em Florianópolis, o Grupo de Pesquisa em Gestão do Turismo (GPGTur) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), está executando uma pesquisa de avaliação em pontos turísticos da cidade. Trata-se de um projeto viabilizado pelo Edital Universal de Pesquisa e pelo Edital de Apoio ao Fortalecimento dos Grupos de Pesquisa do IFSC, além do Edital de Ciências Sociais Aplicadas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo conta com bolsistas do curso superior de tecnologia em Hotelaria do Câmpus Florianópolis-Continente.
O GPGTur é coordenado pelo professor Tiago Savi Mondo, que desenvolveu a ferramenta Tourqual durante sua tese de doutorado para avaliar a qualidade de serviços em atrativos turísticos. A pesquisa é executada presencialmente pelos bolsistas do projeto via tablet e as informações coletadas são transmitidas para o banco de dados. “O Tourqual é formado por seis categorias que contemplam 26 indicadores. Os turistas avaliam cada indicador do atrativo pesquisado. Estamos fortalecendo a ferramenta e difundindo-a, para que outros pesquisadores e gestores possam conhecer e aplicar em seus atrativos”, explica Tiago.
A pesquisa será realizada no Mercado Público Municipal até a primeira semana de março. Depois, o grupo segue para o Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Souza (MHSC). O projeto ainda prevê a coleta de dados em Santo Antônio de Lisboa e na Freguesia do Ribeirão da Ilha.