Servidor cria audiolivro com vozes do Brasil e Portugal
24. fevereiro 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, MatériasVocê já pensou em, ao invés de ler um livro de poesia e contos, escutar cada uma de suas histórias com sotaques de diversas regiões do Brasil e até de Portugal? Esse é o resultado do audiolivro Colcha de Retalhos, criado por Rodrigo Domit, do Câmpus Geraldo Werninghaus, com base na obra de mesmo nome e também de sua autoria. O audiolivro conta com 73 histórias gravadas com a voz de 30 pessoas e está disponível no endereço livrocolchaderetalhos.blogspot.com.br.
Segundo Domit, a criação do audiolivro teve os objetivos de ampliar o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão à obra e tornar as histórias atrativas também para quem prefere escutar e não ler um texto. “Sei que hoje há programas que permitem a leitura diretamente da tela dos computadores, mas achei mais rico permitir que vozes não mecânicas lessem e transmitissem suas interpretações do livro. O resultado ficou excepcional”, comemora.
Entre os 27 leitores que contribuíram com o audiolivro estão pessoas do Paraná, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e, inclusive, Portugal. “Cada uma leu trechos do livro e contribuiu voluntariamente para esse projeto. Mais do que nunca, a obra faz jus ao seu nome de ‘Colcha de Retalhos’, enriquecida com muitos estilos, sotaques e formas de se contar histórias”, destaca Domit.
Produzido de forma independente, o livro “Colcha de Retalhos” está disponível na biblioteca municipal de Jaraguá do Sul e nas bibliotecas dos câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Jaraguá do Sul. Quem desejar também pode conferir a obra e o audiolivro no endereço livrocolchaderetalhos.blogspot.com.br.