Aprovado Plano de Gestão de Logística Sustentável do IFSC

27. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

logo_ifsc_sustentavelFoi aprovado na última reunião do Colégio de Dirigentes o Plano de Gestão de Logística Sustentável do Instituto Federal de Santa Catarina (PLS-IFSC), elaborado por uma Comissão específica de representantes do Programa IFSC Sustentável. O documento traz sete subprogramas para serem implementados nos câmpus e na Reitoria do IFSC entre 2015 e 2016.

O PLS é uma obrigatoriedade legal e começou a ser elaborado em agosto de 2014, quando foi efetuado um levantamento das ações que já estavam sendo realizadas e das propostas já previstas em todos os câmpus do IFSC. “A compilação originada mostrou a existência evidente de duas grandes frentes de atuação institucional no plano da sustentabilidade: ações ou projetos relacionados aos processos de ensino, pesquisa e extensão; e ações ou projetos referentes aos processos de funcionamento institucional”, conta Felipe Cintra, coordenador do programa IFSC Sustentável.

As ações relativas ao funcionamento institucional foram então estudadas e categorizadas pela comissão, dando origem a sete subprogramas temáticos, conforme descrito abaixo.

• Destino certo: consiste no gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no IFSC conforme legislação vigente. Para isso, serão implantadas a padronização dos residuários e a coleta seletiva.

• Água na medida: tem como objetivo a valorização dos recursos hídricos no IFSC por meio da racionalização do consumo de água, da revisão das instalações hidráulicas e monitoramento do consumo de água.

• Racionalize sua energia: propõe um maior cuidado no consumo e na escolha das fontes energéticas. Prevê a substituição de equipamentos com baixa eficiência energética e manutenção da frota de veículos, enfatizando seu rendimento.

• Ambientes + saudáveis: prioriza a qualidade de vida do servidor do IFSC, por meio de adequação dos ambientes, da criação de novos espaços e da promoção de atividades físicas e de integração no ambiente de trabalho.

• Construções + limpas: consiste na incorporação de critérios de sustentabilidade nos serviços de engenharia e materiais utilizados e na gestão de resíduos de construção civil.

• Contratações inteligentes: visa a adoção de critérios de sustentabilidade na compra de materiais e na contratação de serviços, além de compras compartilhadas com outras instituições para maior economia.

• Saber +: é baseado na sensibilização e formação de toda a comunidade interna por meio da divulgação das ações realizadas, de capacitações e da realização de eventos.

Para acessar o PLS-IFSC completo, clique aqui.

Tags: , ,