Cerimônia de entrega dos certificados dos cursos FIC movimenta o Câmpus Palhoça Bilíngue

27. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias

mesaEm evento realizado no último dia 25, dos quase 160 concluintes dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), realizados no segundo semestre de 2014, cerca de 60 receberam os seus certificados. Os 11 cursos representados foram: Informática Básica; Libras Básico, Libras Intermediário, Libras Avançado; Linguagem, Estética e História do Cinema; Português como Segunda Língua para Surdos; Fundamentos de Linguagens de Programação para Multimídia; Produção e Edição de Vídeos, Edição de Imagens: Fotografia Digital, Editor de Vídeo e Editor de Animação.

Na solenidade, além dos estudantes, amigos, familiares e servidores, esteve presente, representando a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina, Maria Clara Kaschny Schneider, a Pró-Reitoria de Administração, Elisa Flemming Luz, que pautou o seu discurso na perspectiva da diferença e destacou a importância da realização deste tipo de formação.

aluna_ouvinte_curso_librasA pró-reitora, juntamente com o representante do diretor-geral do câmpus, Paulo Cesar Machado; o Coordenador do Itinerário de Educação Bilíngue,  Fábio Irineu da Silva; e a Coordenadora do Itinerário de Multimídia,  Laíse Miolo de Moraes, fizeram a entrega dos certificados para os concluintes presentes.

Na ocasião, os estudantes foram homenageados com uma apresentação de músicas instrumentais, realizada pela professora Edilena Frazão e pelo servidor Jefferson Leme, as quais foram interpretadas em Libras pela aluna do curso técnico em Tradução e Interpretação, Karizy Fernandes. As canções foram “Aquarela”, de Toquinho, e “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos.

alunos_surdosOs FICs são cursos de qualificação profissional, geralmente com duração entre 60 e 80 horas, que visam o aperfeiçoamento e a atualização profissional, sendo uma oportunidade de o aluno, em diferentes níveis de escolaridade, desenvolver as competências necessárias para ingresso ou reingresso no mercado de trabalho.

“Eu sou professora e já tive alguns alunos surdos e, às vezes, me sentia incapaz pelo fato de não conseguir me comunicar com eles. Hoje, além de já conseguir interagir, eu aprendi várias coisas a respeito da cultura dos surdos e das suas lutas pela causa”, declarou Lidiane Andrade, concluinte do curso de Libras Básico e, atualmente, matriculada no Libras Intermediário.

Tags: ,