Comissão Técnica de Referência dá início ao trabalho de harmonização dos currículos

27. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Chefes de ensino, pesquisa e extensão, coordenadores de cursos técnicos, representantes das áreas de formação geral e servidores das coordenadorias pedagógicas participaram, nos dias 24 e 25, em Florianópolis, da deflagração do trabalho de harmonização dos currículos dos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Após a apresentação e discussão da proposta de trabalho, no dia 24, a Comissão Técnica de Referência, que reúne representantes das 12 áreas da formação geral do ensino médio, deu início às atividades ao longo do dia 25. Nessa primeira etapa, serão identificadas todas as unidades curriculares que devem entrar na parte de formação geral dos cursos técnicos integrados.

A harmonização dos currículos, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Regulamento Didático-Pedagógico (RDP), vai envolver a realização de diversos encontros ao longo dos próximos dois anos e incluir, também, a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos que tenham apenas uma oferta na instituição.

O diretor de Desenvolvimento de Ensino, Paulo Wollinger, explica que a ideia de harmonização pode ser sintetizada com a ação de construção coletiva dos projetos pedagógicos de curso (PPCs). Ele menciona a experiência de harmonização dos currículos das licenciaturas e dos cursos técnicos em Enfermagem dos câmpus Florianópolis e Joinville como bons exemplos dessa proposta. “Já se faz a harmonização curricular pontualmente, e a proposta agora é ampliar ação, abrindo a oportunidade para que os cursos do IFSC se encontrem e dialoguem mais”, salienta Wollinger.

Na primeira etapa, será feita a harmonização dos cursos técnicos integrados, o que inclui os cursos com mesma denominação ofertados de forma concomitante ou subsequente nas seguintes áreas: Administração, Agroindústria/Agropecuária/Alimentos, Agroecologia, Comunicação Visual, Edificações, Informática, Mecânica, Mecatrônica, Química, Refrigeração e Climatização, Saneamento, Telecomunicações, Vestuário e Eletroeletrônica/Eletrônica/Eletromecânica/Eletrotécnica.

De acordo com a pró-reitora de Ensino do IFSC, Daniela de Carvalho Carrelas, as discussões vão compreender, inicialmente, o estabelecimento de diretrizes para os cursos do IFSC (tendo como referência instrumentos legais como o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e as Diretrizes Nacionais para a Educação Profissional) e a definição dos perfis dos cursos técnicos, além da adequação ao RDP. “Por fim, o desafio será rever conjuntamente os projetos pedagógicos dos cursos, tanto os multicâmpus quanto os de oferta única, buscando identidade na oferta formativa e respeitando as peculiaridades regionais”, afirma. O respeito às peculiaridades regionais nos PPCs é previsto no capítulo 5 do PDI, que trata da Organização Didático-Pedagógica (ODP), que determina também que os cursos multicâmpus devem ter o mesmo perfil de formação.

“Precisamos portanto movimentar o coletivo de professores para definir como será a formação oferecida pelo IFSC. É o momento de sentar e construir essa identidade, que passa necessariamente por conhecer a realidade de outros câmpus”, afirma Daniela.

O Comitê Técnico de Referência dará prosseguimento ao trabalho nos próximos dias 12 e 13 de março, em reunião na Reitoria. Os documentos utilizados durante o processo de harmonização curricular dos cursos do IFSC serão disponibilizados na Intranet.

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