Palestra orienta sobre importância da doação de órgãos para transplante

27. fevereiro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

palestra doao de rgos 25-02-2015 6Conforme levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Brasil registrou crescimento nas doações e transplantes de órgãos em 2014. Foram 7.898 órgãos doados no ano passado, 3% a mais que em 2013. A boa notícia foi compartilhada pelo coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Municipal São José (HMSJ), enfermeiro Ivonei Bittencourt, na última quarta-feira (25), em palestra sobre Doação de Órgãos, aos alunos do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Joinville. Bittencourt também é coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) e do setor de Ortopedia do HMSJ e enfermeiro supervisor do Hospital Regional Hans Dieter Scmidt, em Joinville.

Apesar deste crescimento, Ivonei ressaltou que a demanda por órgãos para transplante no Brasil ainda é muito grande. Somente em Santa Catarina, no ano passado, havia 300 pessoas na fila de espera pela doação de um rim, por exemplo. A taxa de doadores, em 2014, ficou em 14,2 por milhão de pessoas – índice longe de alcançar o objetivo de 20 doadores por milhão até 2017.

palestra doao de rgos 25-02-2015 13Segundo o especialista, muitas vidas podem ser salvas se houver uma maior conscientização da população sobre a doação de órgãos. “O agravamento da fila de espera para transplantes ocorre por que muitas famílias não autorizam a doação dos órgãos do ente querido que morreu. Essa negação é motivada por falta de informação sobre a importância desse ato”, afirmou.

Para ele, o esclarecimento dos profissionais da saúde sobre o tema é um passo muito importante para a multiplicação das informações, na família, comunidade e ambiente de trabalho. “Precisamos esclarecer a população sobre a importância da doação e como se dá todo o processo, da captação dos órgãos até o transplante.”

palestra doao de rgos 25-02-2015 16A aluna Helena Luísa Pereira, da 4ª fase, aproveitou a palestra para tirar algumas dúvidas e relatar a experiência da sua família com a doação. Sua avó, que faleceu há dois anos, aos 63 anos de idade, sempre falou que queria ser doadora. “Ela era de muita opinião e tinha uma convicção forte sobre o assunto. Quando morreu, atendemos sua última vontade e pudemos ajudar outras pessoas”, contou. Neste caso, foi possível a captação das córneas e do único rim, já que ela havia perdido o outro há quinze anos.

Segundo o Ministério da Saúde, que coordena o Sistema Brasileiro de Transplantes, há mais de mil equipes preparadas para realizar cirurgias distribuídas pelo Brasil e 400 unidades prontas para atuarem nessa área. Santa Catarina possui o melhor índice de captações de órgãos no Brasil e o Hospital Municipal São José é um dos três hospitais que mais capta no estado.

Saiba mais sobre o tema:
http://abto.org.br/
http://sctransplantes.saude.sc.gov.br/
https://www.facebook.com/transplantes

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.