Alunos e professores do Câmpus Criciúma participam de ação de limpeza em Balneário Rincão

10. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

limpeza na praia 027O sábado foi de muito trabalho para 40 alunos e professores do Câmpus Criciúma. Eles participaram de um mutirão de limpeza na orla da praia de Balneário Rincão e ajudaram a recolher mais de 400 quilos de lixo. A maior parte dos resíduos eram materiais plásticos e foram encontrados nas dunas. A ação foi organizada pela prefeitura de Balneário Rincão e contou com o apoio do Câmpus Criciúma, por meio do programa IFSC Sustentável, e do grupo de voluntários do Sukyo Mahikari.

Essa é a segunda vez que os alunos participam de ações de limpeza na praia e a proposta é que ela seja realizada mais vezes ao longo do ano. “Nós queremos que essas ações de limpeza façam parte do calendário de atividades do câmpus. Em setembro, quando se celebra o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares, nós queremos organizar uma grande ação com os alunos”, explica o professor de Geografia Gilberto Tonetto.

limpeza na praia 016Diana Marques, aluna do quinto módulo do curso técnico integrado de Mecatrônica, participou da atividade pela segunda vez. “Eu gosto muito de participar dessas atividades, porque ninguém quer uma praia suja. Na primeira ação, que foi feita no ano passado lá na foz do Rio Urussanga, nós encontramos uma grande quantidade de entulho, tinha até vaso sanitário. Aqui o tipo do lixo é diferente, tem muito plástico perto das dunas” , explica.

Luana Pereira, do curso técnico em Edificações, participou pela primeira vez e pretende participar das próximas ações. “Nós encontramos muita bituca de cigarro, bolsas plásticas e até uma cadeira. Toda vez que eu venho para a praia eu trago uma sacola para recolher o lixo, mas eu vejo que nem todo mundo faz isso”.

limpeza na praia 031Além dos alunos e professores do IFSC, participaram da ação alunos de escolas municipais, servidores da prefeitura e voluntários do grupo Sukyo Mahikari. “Todo início e final de temporada nós organizamos mutirões de limpeza na praia e já chegamos a recolher três toneladas de lixo. Nossa proposta com essas ações de limpeza é promover a educação ambiental e esse é um trabalho que já vem sendo feito nas escolas do município. Estamos trabalhando também para implementar um sistema de coleta seletiva e um ecoponto para receber lixo eletrônico e móveis”, explica Róger Guimarães, diretor de Meio Ambiente da prefeitura de Balneário Rincão.

Tags: