Encontro discute a atuação dos guias de turismo em SC

11. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

encontro_guiadeturismoSaber se posicionar no mercado de trabalho e estar sempre atualizado são alguns dos desafios para os profissionais formados em cursos de Guia de Turismo. Essa é a avaliação da presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo (FENAGTUR), Irma Karla, uma das convidadas para um encontro que discutiu a atuação desses profissionais na manhã desta quarta-feira (11) no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Cerca de 40 pessoas, entre alunos e ex-alunos do curso técnico em Guia de Turismo ofertado pelo Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC, além de profissionais que já atuam no mercado, participaram do evento.

A professora do IFSC, Maria Helena Alemany Soares, organizadora do encontro junto com o professor Guilherme Zetterman, explica que a proposta da discussão foi unir a classe trabalhadora dos guias de turismo do estado em busca de um fortalecimento. “Enquanto instituição de educação, somos responsáveis pela formação dos guias e queremos, com esse evento, incentivar os guias a se unirem para poderem se reconhecer cada vez mais como classe”, ressalta.

O guia de turismo é o único profissional formado nos cursos técnicos do eixo tecnológico de turismo, hospitalidade e lazer que já é reconhecido legalmente. “Apesar disso, ainda precisamos lutar por mais conquistas e pela consolidação desse reconhecimento profissional”, afirmou a diretora do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC, Nelda Plentz de Oliveira, na abertura do encontro.

encontro_guia_IrmaAtualmente, um dos problemas enfrentados pelos guias de turismo é a atuação de pessoas sem formação técnica na área, o que contraria a legislação federal. A dificuldade é ainda maior pela falta de fiscalização, que deveria ser feita pelo Ministério do Turismo. Nesse sentido, a presidente da FENAGTUR afirmou que a federação já fez sugestões para o ministério sobre como proceder as fiscalizações sem custos financeiros. “Mostramos que uma possibilidade seria fazer uma parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de um convênio estadual entre as secretarias de turismo e de segurança pública”, disse.

A analista de turismo da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de SC, Greyce Hanashiro, também fez uma explanação no encontro sobre o Cadastur, o sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Para exercer a profissão de Guia de Turismo hoje no País, é obrigatório ter o registro no Cadastur. No entanto, atualmente só 215 guias de turismo estão cadastrados no sistema em SC, enquanto a estimativa é que existam mais de 1 mil segundo o presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo, Edair Caetano, também presente no evento.

Para a presidente da FENAGTUR, esse baixo número é resultado da falta de conhecimento dos guias da necessidade de registro, mas também da falta de fiscalização. “Todo mundo pode ajudar a fiscalizar, tirando foto ou filmando a atuação de pessoas sem formação como guias de turismo e denunciando, pois é exercício ilegal da profissão”, aconselha.

A presidente da Associação de Guias de Turismo de Balneário Camboriú (Aguitur), Maria Ivone Batista, também participou da discussão e falou sobre a atuação da Aguitur. “Ter associação fortalece a categoria”, disse. Os presentes também puderam esclarecer as questões jurídicas que envolvem a profissão com o advogado da FENAGTUR, Fabrício Amaral.

Tags: