Gestores do IFSC fazem estágio no Canadá

13. março 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

igluEntre os dias 19 de fevereiro e 2 de março, 15 servidores do IFSC que atualmente ocupam cargos de gestão fizeram um estágio no Canadá. A viagem foi uma das etapas do curso de gestão promovido pelo Instituto de Gestão e Liderança Universitária (Iglu), voltado para dirigentes universitários, iniciado pelos servidores do IFSC em agosto de 2014.

Durante o estágio, os gestores tiveram a oportunidade de visitar duas instituições de ensino: a Université de Montréal e a Université du Québec à Trois-Rivières. Temas como pesquisa, extensão, gestão e educação a distância fizeram parte das discussões e das aulas. “Foi uma ótima oportunidade para melhorarmos nossos processos por meio da troca de experiências e da vivência em outro país”, afirma a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider.

A Assessora Técnica Pricila Serpa conta que encontrou no Canadá uma realidade muito distante da nossa. “Uma das universidades que visitamos está instalada em uma cidade muito pequena, sem estrutura nenhuma. Mesmo assim, eles têm cerca de 14 mil alunos estudando lá. Isso só é possível porque eles oferecem uma estrutura muito boa para receber esses alunos”, conta Pricila, que também ressaltou as diferenças no sistema de ensino e na forma como a pesquisa e a extensão são aplicadas, por meio das demandas das empresas.

Segundo o diretor-geral do Câmpus Geraldo Werninghaus, Marlon Fontanive, a viagem possibilitou o contato com discussões e experiências inovadoras e que poderão ser trazidas para dentro do Instituto. “Certamente há debates e ações possíveis de serem aplicadas ao câmpus no curto, no médio e no longo prazo. Além disso, todos nós que participamos do curso nos comprometemos em multiplicar, no Instituto, os conhecimentos que adquirimos”, conta.

O diretor-geral do Câmpus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, também aprovou a experiência. “Aprendi muitas coisas sobre gestão escolar que a carreira docente passa ao largo. Acredito que deveria ter cursos sobre o assunto não só para os diretores, pois estes já estão diretores, mas para docentes e técnico-administrativos que pensam em seguir carreira como gestores”, avalia.

Além dos três gestores citados acima, participaram também da viagem o diretor de Administração, Rafael Zanin; o ex-diretor-geral do Câmpus Araranguá, Olivier Allain; e os diretores-gerais dos câmpus: Caçador, Albertinho Della Giustina; Canoinhas, Maria Bertília Giacomelli; Chapecó, Mauro Ceretta Moreira; Florianópolis-Continente, Nelda Plentz de Oliveira; Joinville, Maurício Taques; Lages, Raquel Matys Cardenuto; São Miguel do Oeste, Diego Albino Martins; Tubarão, Rita Flôr; Urupema, Marcos Stroschein; e Xanxerê, Rosângela da Cruz.

Como última etapa do curso, os participantes irão elaborar projetos que envolvam temas pesquisados durante a permanência no Canadá e que possam ser aplicados no IFSC. Além de servidores do IFSC, também participaram do curso representantes de instituições como Univille, PUC-PR, Católica, Instituto Federal Catarinense (IFC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).