IFSC comemora aniversário de quatro anos do Câmpus Canoinhas

19. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos, Matérias

aniversro 4 anos cmpus 18-03-2015 86Para comemorar os quatro anos de entrega da estrutura física à comunidade, o Câmpus Canoinhas do IFSC realizou, nesta quarta-feira (18), uma festa de integração entre servidores e alunos, com direito a bolo, apresentações culturais e muita alegria. Afinal, em apenas quatro anos de atuação, o câmpus já formou 419 alunos nos cursos técnicos em Agroecologia, Agroindústria, Edificações e Informática; 916 alunos nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC); e 99 alunos por meio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja/FIC); além dos beneficiados em programas de extensão e em demais cursos FIC.

aniversro 4 anos cmpus 18-03-2015 33A importância do Câmpus Canoinhas para a rede federal e para a própria região do Planalto Norte foi destacada durante a comemoração. “Até pouco tempo, os jovens de municípios menores tinham que fazer um curso particular ou sair da cidade para estudar em uma instituição pública. Agora, com a expansão da rede federal, estamos oportunizando a qualificação profissional gratuita e de qualidade nas cidades do interior”, afirmou a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider.

“Com muita satisfação podemos dizer que nosso câmpus foi e está sendo um bom exemplo para o plano de expansão da rede federal. Hoje, temos uma trajetória de muitos egressos, muitos alunos e servidores envolvidos, para que a nossa instituição tenha o respeito e a admiração da comunidade externa”, lembrou a diretora-geral do câmpus, Maria Bertília Giacomelli. Atualmente, o quadro de servidores é composto por 31 professores, 32 técnico-administrativos e 25 trabalhadores terceirizados.

aniversro 4 anos cmpus 18-03-2015 45Além do bolo e do tradicional “Parabéns”, a confraternização contou com o envolvimento direto dos servidores na realização da Mostra de Talentos, em que professores e técnicos apresentaram seus dons artísticos. Artesanato, artes plásticas, música, dança e produção de vídeos abrilhantaram o evento e deixaram a festa ainda mais divertida. “O câmpus está de parabéns, não só pelo aniversário, mas também pelo comprometimento dos servidores, que deram um show de organização e talento”, elogiou Maria Clara.

Homenagens

Durante as comemorações, foram homenageados dois servidores do Câmpus que são egressos dos próprios cursos técnicos ofertados em Canoinhas: Josiéli de Oliveira Veiga e Cassiano da Silva. Ambos são técnicos de laboratório e apostaram no IFSC tanto para a qualificação quanto para o desenvolvimento da carreira profissional.

aniversro 4 anos cmpus 18-03-2015 85Josiéli, que foi “garota propaganda” do IFSC na última campanha do ingresso, está na instituição desde 2012, quando ingressou no curso técnico em Agroindústria. Junto com a formatura, em 2013, ela conquistou uma vaga no quadro de servidores, depois de passar no concurso público do Instituto. “O mais importante é que continuo aprendendo. A diferença é que agora os professores são meus colegas de trabalho, que me incentivam a aprender sempre mais”, lembrou Josiéli, que ainda mantem dupla jornada no IFSC. Ela é uma das calouras da primeira turma do curso superior de tecnologia em Alimentos.

Para Cassiano, que se formou em 2012, na primeira turma do curso técnico em Edificações, regressar ao IFSC como servidor concursado também é uma experiência gratificante. “Quando comecei o curso, não tinha certeza do que realmente queria fazer. O curso me direcionou para a carreira e, agora, como técnico de laboratório de Edificações, sei que estou na área certa”, afirmou.

Histórico

O Câmpus Canoinhas foi inaugurado oficialmente em Brasília, no dia 29 de novembro de 2010, e entregue à comunidade no dia 18 de fevereiro de 2011. Mas, é importante lembrar que o trabalho começou muitos anos antes, com o envolvimento de toda sociedade na luta pela implantação de uma instituição pública de ensino que atendesse aos anseios de Canoinhas e demais municípios da região.

A audiência pública para definição das áreas demandantes por cursos técnicos foi realizada ainda em 13 de novembro de 2007, com a participação dos órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada. Neste mesmo ano, o IFSC apresentou o projeto arquitetônico do Câmpus, com 5.620 metros quadrados de área construída. Em 7 de julho de 2008, a Prefeitura fez a entrega da escritura do terreno, o que possibilitou a finalização dos projetos e o andamento do processo licitatório.

cmpus canoinhasAs obras tiveram início em 2009 e, durante todo processo, o IFSC continuou contando com o apoio da comunidade, tanto que a drenagem do terreno foi realizada por empresas da região. Além disto, parcerias e doações garantiram equipamentos para os laboratórios.

Com a entrega da obra à comunidade, os esforços voltaram-se para os cursos. Logo no primeiro semestre de 2011, tiveram início os cursos técnicos em Agroecologia, Agroindústria e Edificações. O curso de Informática começou no ano seguinte, no segundo semestre. Paralelamente, aconteciam os cursos FIC, de curta duração. Nesta modalidade, o primeiro curso ofertado foi o de Gestão da Propriedade Rural Auxiliada pela Informática, pelo Proeja/FIC, que proporcionou a primeira formatura do Câmpus, em 12 de dezembro de 2011.

A última conquista do Câmpus Canoinhas foi a aprovação do curso superior de tecnologia em Alimentos. O curso teve início neste semestre, com a oferta de 40 vagas, das quais 20 por vestibular e 20 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para os próximos cinco anos, a previsão, conforme o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV), é a oferta de mais um curso superior, na área de Informática, e um curso de especialização. “Vamos verticalizar e inovar, porque nós somos aquilo que criamos”, concluiu a diretora do Câmpus, Maria Bertília.

Confira mais fotos na página do Câmpus Canoinhas no Facebook.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.