Comissão discute matrizes curriculares em busca de harmonização
20. março 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, MatériasNa semana passada, servidores dos câmpus e da Reitoria que integram a Comissão Central de Harmonização Curricular e a Comissão Técnica de Referência da Formação Geral deram prosseguimento às discussões para a harmonização curricular dos cursos do IFSC. Neste primeiro momento, estão sendo debatidos os projetos pedagógicos dos cursos técnicos integrados e dos concomitantes e subsequentes que possuem a mesma denominação dos integrados. O objetivo para o próximo encontro – que deve ser realizado em abril – é elaborar propostas de estruturas das matrizes curriculares.
Durante os dois dias de trabalho, os servidores estudaram as legislações que envolvem os cursos e acompanharam as apresentações das matrizes curriculares pelos representantes dos câmpus Araranguá, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Itajaí e São Miguel do Oeste – que debateram recentemente os seus cursos integrados.
A diretora de Desenvolvimento de Ensino em exercício, Gizely Cesconetto de Campos, explica que o grupo está tendo o cuidado de pensar uma construção coletiva sem desconsiderar o que já existe em cada câmpus. “Estamos num momento de rever o que temos para criar uma identidade, ou seja, precisamos passar por um processo de reconhecimento para que possamos nos enxergar como um todo”, destaca. Segundo Gisely, a intenção não é que todos os cursos tenham exatamente os mesmos currículos, mas que se perceba as semelhanças e se harmonize o que tiver que ser diferente diante das peculiaridades locais.
Após esse segundo encontro, a Comissão Técnica de Referência da Formação Geral terá que desenvolver com os chefes de Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão dos câmpus estratégias para socialização e debate das demandas da harmonização curricular. Além disso, três professoras do grupo irão realizar um estudo sobre as matrizes curriculares para apresentar no próximo encontro e a Comissão Central iniciará a elaboração das diretrizes a partir do estudo das legislações já discutido.
Saiba mais
A Harmonização Curricular no IFSC é uma demanda apresentada nos documentos norteadores institucionais,como o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), o Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019 (PDI) e o Regulamento Didático-Pedagógico (RDP). Para quem quiser acompanhar o processo, todos os documentos utilizados nos encontros para discussão estão disponíveis na intranet (veja aqui)
Sugestões e dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas para os integrantes da comissão pelo email rdp.harmonizacao@listas.ifsc.edu.br.
Confira aqui como foi o primeiro encontro para discutir o assunto.