Semana da Francofonia do IFSC termina na próxima terça-feira

20. março 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Eventos, Matérias, Reitoria

1O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promove até o dia 24 de março a Semana da Francofonia. O evento, que tem o apoio da Aliança Francesa de Florianópolis, teve inicio na segunda-feira (16), com atividades realizadas no Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente e auditório da Reitoria.

A ideia de fazer a Semana da Francofonia no IFSC surgiu a partir da realização, desde o ano passado, do primeiro curso de extensão em Língua Francesa oferecido na instituição. A oferta foi viabilizada por meio do Programa de Estagiários da Embaixada da França, ao qual o IFSC aderiu por meio de uma chamada pública do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

10378153_799528323468280_5994492132954405583_nA professora é Julie Godard, francesa, com formação em Ciência da Linguagem e Ensino de Francês para Estrangeiros. “Eu morei um ano em Portugal, onde aprendi a Língua Portuguesa. Eu já havia feito meu estágio do mestrado quando apareceu a oportunidade de vir para o IFSC, mas achei que valia a pena a oportunidade e vim, novamente como estagiária”, conta Julie, de 25 anos.

O evento iniciou com a abertura de uma exposição sobre a França no Câmpus Florianópolis. Durante a semana, o Câmpus Florianópolis-Continente o chef Giuseppe Marino, de Blumenau, para uma palestra sobre a sua formação profissional na França e a importância da graduação na área, além de uma mesa redonda com o especialista em vinhos franceses Didier Simon. No auditório da Reitoria, foram exibidos os filmes “Com um Chef” e “Os sabores do palácio”.

10712375_799528300134949_545284452026488201_oA Semana da Francofonia também com contou com a presença do cônsul honorário da França em Florianópolis, Jean-Victor Martin, que palestrou no auditório da Reitoria sobre os prazeres da mesa. De forma descontraída, Martin falou sobre as diferenças nos hábitos de alimentação entre brasileiros e franceses, citando a forma de servir os alimentos e os costumes na hora das refeições que, em contato com a globalização, tem mudado ao longo dos anos.

Jean-Victor Martin citou também a importância dos cinco sentidos na culinária e na alimentação dos franceses, destacando a aparência dos alimentos, o aroma, o sabor e a textura dos pratos, além dos sons que são ouvidos ao sentar-se à mesa, como os ruídos dos talheres. O cônsul frisou ainda que, na França, o ato de cozinhar, de servir e de saborear os alimentos vai além da necessidade. Usando a expressão “les arts de la table”, disse que a gastronomia é uma arte e que uma simples refeição é um momento de união e de confraternização.

No dia 24 de março, último dia da Semana da Francofonia do IFSC, ocorrerá ainda a abertura da exposição “Métiers du Monde”, no hall de entrada do Câmpus Florianópolis.

Os comenários não estão permitidos.