Professor do Câmpus São José participa de evento internacional sobre tecnologia e inovação no esporte
25. março 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus São José, Eventos, MatériasO professor do Câmpus São José Alexandro Andrade participou do 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Ciências do Esporte e Suporte Tecnológico, realizado em Roma, na Itália. Além de apresentar o trabalho “Adaptação e validação do BREQ – 2 – questionário de regulação do comportamento no exercício físico para uso com adolescentes brasileiros”, o professor também organizou e mediou um debate entre pesquisadores de diversos grupos de pesquisa do mundo, como EUA, Itália e Japão. Na próxima edição do evento, que acontece este ano em Lisboa (Portugal), Alexandro organizará uma sessão especial a convite da organização.
Alexandro também é professor da Udesc, atuando nos cursos de mestrado e doutorado em Educação e em Ciência do Movimento Humano. “Meu trabalho consiste em avaliar a resposta fisiológica e psicológica de praticantes de exercício físico em diferentes ambientes internos e externos, bem como esta relação com a qualidade do ar. Atualmente o que me dá o suporte para estes estudos é o Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício, na Udesc, que é credenciado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte”, conta. A viagem foi custeada parcialmente pela Udesc.
Além da participação no evento, o professor visitou a Università degli Studi di Cassino e del Lazio Meridionale (Unicas), conveniada com o IFSC, onde ministrou uma aula sobre os projetos de pesquisa que desenvolve na área da atividade física e saúde, psicologia do esporte e qualidade ambiental. “Participei de reuniões de trabalho com o professor Giorgio Buonanno, líder do grupo de pesquisa que me recebeu, e com outros pesquisadores ligados ao grupo, que estuda medições da qualidade do ar em diferentes ambientes. Me reuni também com o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Unicas, que manifestou interesse, juntamente com o professor Buonanno, de fortalecer o convênio entre as instituições, visando intercâmbio e fortalecimento acadêmico e científico”, conta.
A parceria entre IFSC e Unicas é baseada no desenvolvimento de pesquisas na área da qualidade do ar em diferentes ambientes. O professor aproveitou a visita para conhecer estudantes de doutorado na área que desenvolvem projetos potencialmente integradores em relação as pesquisas desenvolvidas no Brasil. Além disso, visitou laboratórios de pesquisa do Departamento de Esportes e do Departamento de Engenharia.
Em abril, o professor Giorgio Buonanno virá a Florianópolis para visitas ao IFSC e à Udesc, sendo recebido pelos professores do Câmpus São José Alexandro Andrade e Marcelo Pereira.
Fotos: arquivo pessoal