Haitianos frequentam curso do Câmpus Caçador
26. março 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Caçador, MatériasO Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros tem uma carga horária de 160 horas e está sendo oferecido no Câmpus Caçador. A primeira turma, que tem aulas pela manhã, é formada por 15 haitianos que estão trabalhando no município. As aulas iniciaram em março e são ministradas pela professora Luana de Gusmão Silveira, que é graduada em Letras e fez mestrado na área de Estudos da Linguagem.
O objetivo do curso é trabalhar a língua portuguesa por meio de uma abordagem comunicativa, utilizando situações do dia a dia. Com o intuito de promover uma melhor vivência com o idioma, o curso também abordará aspectos da cultura brasileira.
“Nosso objetivo é promover a inclusão social dos imigrantes haitianos, proporcionando assim, seu pleno exercício da cidadania. Esse processo só é possível por meio da educação. Aprender o nosso idioma é fundamental para que os haitianos possam viver e trabalhar na nossa sociedade com mais qualidade”, explica Luana.
Outra turma de 15 estrangeiros vai começar aulas do curso, dessa vez no período noturno, em maio.
Adorei saber que nosso Instituto está preocupado com a convivência dos haitianos no Brasil, dando-lhes mais qualidade de vida a traves da educação, parabéns IFSC campus Caçador.