Alunos do técnico em Agroecologia promovem feijoada com ingredientes plantados no Câmpus Lages

14. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

feijoada-lagesQuem passou pelo Câmpus Lages na tarde da última quinta-feira (09) pode sentir o aroma da novidade. Os alunos do curso técnico em Agroecologia, módulos I e II, promoveram uma feijoada para os estudantes e servidores do IFSC Lages. O evento também foi uma forma de comemorar a colheita deste ano.

No prato foram usados o feijão, de origem orgânica e semente nativa doada pela aluna do 4º módulo de Agroecologia Daniele Ventura Andrade, e a batata yacon, plantada no câmpus por meio do projeto do técnico agrícola do IFSC, Fábio Júnior Nunes. O restante dos ingredientes foi adquirido com a colaboração dos servidores. Foram servidos dois tipos de feijoada: tradicional, com carnes e derivados; e vegetariana, apenas com legumes. Além do curso de Agroecologia, participaram da ação alunos dos Técnicos em Agronegócio e Análises Químicas.

feijoada-lages2“A feijoada foi ‘plantada’ pelo curso de Agroecologia, ‘colhida’ pelos cursos de Análises Químicas e Agroecologia, ‘escolhida’ (separação dos grãos) pelos cursos de Agroecologia, Agronegócio e Análises Químicas”, explica a professora Luciane Costa, organizadora do evento.

O preparo do prato ficou a cargo dos alunos do módulo III do Técnico em Agroecologia, usando os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Tecnologia de Alimentos, sob orientação da professora Ana Paula Veeck.

“Foi uma experiência incrível participar de todo o processo. Ver aquilo que plantamos e depois colhemos virar a feijoada. Além disso foi um exemplo de trabalho em equipe, tivemos inclusive que nos revezarmos para cuidar do feijão que estava de molho”, destaca Ana Júlia Saldanha, aluna do terceiro módulo de Agroecologia.