Câmpus Gaspar realiza I Circuito Cultural

14. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Eventos, Matérias

circuito-cultural-gaspar3Na manhã do último sábado (11) o Câmpus Gaspar promoveu o I Circuito Cultural, que teve como tema “Passado, presente e futuro: transgênicos em debate”. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre alunos, servidores e comunidade em geral.

A ação teve como objetivo trazer discussões que envolvem as questões alimentares, sociais e ambientais, bem como promover espaços para a manifestação de diferentes expressões culturais que estão relacionadas à temática em questão. O evento foi organizado por integrantes do projeto de extensão “Nós da Arte”, financiado pelo Aproex, coordenado pela professora Andréa Becker Delwing e pela pedagoga Marília Hartmann.

Foram realizadas diversas atividades, como exposições, palestras, discussões, e apresentações de teatro, música e produção audiovisual. Uma das atividades foi a apresentação do monólogo “Como era verde o meu vale”, adaptado do texto de Caio Fernando Abreu, interpretado pelo professor Paulo Guilherme da Silva Stahnke e pelo aluno Samuel Cordeiro Pageno.

circuito-cultural-gaspar5Na sequência foram realizadas as palestras “O que são e o que representam historicamente os transgênicos no Brasil”, com o engenheiro agrônomo e ambientalista Danilo Sagaz; “Resistência, produção e luta”, com a representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Iraci Rodrigues de Lara; e “Alimentos, agrotóxicos e transgênicos no Brasil: a questão dos alimentos transgênicos, orgânicos e agroecológicos”, com o professor e militante da Via Campesina, Gerson Antonio Barbosa Borges. A mediação ficou por conta das professoras Graciane Regina Pereira e Renata Waleska Pimenta.

Durante os intervalos, foram realizadas intervenções artísticas e culturais, como a leitura dramática de uma reflexão a respeito dos transgênicos e o trecho final da “Cartilha dos Agrotóxicos” de Sebastião Pinheiro (1998), seguida por apresentações musicais realizadas pelos estudantes Juliana dos Anjos Pacheco, Guilherme Zimermmann, Gabriel Esteves da Silva Muniz, Júlia Êmili da Silva e dos professores Renata Waleska Pimenta e Luciano Dias da Silva. Por fim, foi apresentado um vídeo sobre Feiras Orgânicas, produzido pelos alunos Pedro Martins Bailer e Júlia Gonçalves.