Encerrado curso Pronatec de camareira em Palhoça

14. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

formatura curso camareiraFoi encerrada na última semana uma turma do curso de Camareira, realizado pelo Câmpus Florianópolis Continente, em parceria com a Prefeitura de Palhoça e o Hotel Slaviero. O curso foi ofertado por meio do Pronatec Mulheres Mil. Durante a confraternização final, as alunas destacaram trabalhos significativos realizados durante as aulas e fizeram planos para o futuro. A professora Eliane Jacques demonstrou sua alegria por perceber através do fechamento do portfólio o quanto as alunas cresceram, ampliaram horizontes, resgataram sonhos e criaram laços.

Uma das alunas mais entusiasmadas era Raquel, que já atuava como camareira e vislumbrou no curso o aperfeiçoamento nas diferentes áreas e a ambição de que este seja o acesso para assumir como governanta, no hotel em que trabalha. Ela pretende cursar Hotelaria, assim como outra aluna que almeja ingressar na universidade. “O curso me fez perceber que eu posso aprender, que se eu quiser, eu vou”, afirmou Tati, ainda uma menina. Lindair destacou o Mapa da Vida, da Unidade Curricular de Conhecimento Histórico Cultural . Após muitos anos fora da escola, ela retornou aos estudos realizando Educação de Jovens e Adultos, desde o início deste ano. “Teve nosso incentivo e apoio, conciliando aulas e encaminhando os trabalhos”, disse Eliane Jacques.

Adriana, escolheu como destaque do portfólio o trabalho: “Para onde vão meus pés” da Unidade Curricular Vivência Profissional Orientada, enquanto Elenir encantou-se com o desenho da planta baixa de um quarto de hotel visto na Unidade Curricular de Governança. “Os resultados obtidos no curso mostraram que apesar das limitações e desafios, as perspectivas de vida gestadas nestes meses, nos faz permanecer acreditando tal como Paulo Freire, que ensinar exige a convicção de que a mudança é possível”, destaca a professora.