Certificação do ensino médio pelo Enem possibilita novas oportunidades profissionais

16. abril 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

certificado ensino mdio 3“Este certificado é o resultado de tudo que aprendi na vida.” Aos 44 anos, Albert Jan Olsen obteve, nesta terça-feira (14), o seu certificado de conclusão do ensino médio expedido pelo IFSC a partir da nota do Enem. Agora, Albert quer realizar o antigo sonho de fazer faculdade de Arquitetura, uma paixão nutrida desde seu primeiro emprego, como desenhista em um escritório de arquitetura, ainda na adolescência.

Concursado na Prefeitura de Joinville como assistente administrativo, função que exige apenas o ensino fundamental, Albert sempre sentiu falta do “canudo”, como ele se refere, para dar vazão ao seu crescimento profissional. Ele chegou a ingressar no antigo segundo grau, há 25 anos, mas desistiu dos estudos. “Não entendia por que tinha que estudar. Acreditava que podia me virar sozinho. Quando passei a dar valor ao estudo, ficou difícil voltar, por causa dos horários, questões profissionais e vida familiar”, resume.

Assim, Albert passou a se dedicar à leitura e aos estudos individuais para suprir a falta do ensino formal. “Acabei buscando informação nos livros, em pesquisas no computador e na conversa com as pessoas, com quem aprendi bastante.” Ele chegou a dar aula de inglês e de informática, mas teve que parar por não ter diploma. “Uma pessoa sem canudo é como uma pessoa sem carteira de identidade”, analisa.

Com o certificado em mãos, Albert quer ser exemplo para o filho Arthur. “Por mais que se reme contra a maré, um dia a gente descobre que tem que se deixar levar pela maré e trabalhar a favor dela”, comenta o servidor municipal que acredita que tem muito a fazer na vida. “Quanto mais puder subir, mais poderei ajudar os outros e trabalhar pelo planeta.”

Somente neste ano, o Câmpus Joinville já expediu 50 certificados de conclusão do ensino médio pelo Enem e outras 53 declarações parciais de proficiência, para os casos em que o candidato foi aprovado em parte das matérias. Para obter o certificado, o candidato tem que optar pela certificação e pela instituição certificadora durante a inscrição para o Enem. Depois da divulgação das notas, com o extrato de resultado do Enem e documentos de identidade, deve procurar a secretaria da instituição optada.

O Enem pode ser utilizado para fins de certificação de conclusão do ensino médio, para alunos maiores de 18 anos e que não concluíram esse nível de escolaridade na idade adequada, conforme o art. 38 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A certificação é realizada pelas Secretarias Estaduais de Educação e pelos Institutos Federais de Educação que aderiram a essa modalidade, nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 144, de 24 de maio de 2012.