Docente do Câmpus Lages participa de publicação sobre o uso da bracatinga como fonte de renda no campo
16. abril 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Lages, MatériasNo último dia 30, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) lançou o livro “Bracatinga – cultivo, manejo e usos da espécie”. A obra foi produzida pela Rede Sul Florestal, que reúne instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento rural, além de órgãos ambientais, e contou com a participação de 26 autores. Entre eles, Silmar Primieri, biólogo e docente do Câmpus Lages nos cursos Técnicos em Agroecologia e Biotecnologia.
Sua participação no livro se deu com base nos resultados de dois projetos de editais universais de pesquisa do IFSC desenvolvidos pelo docente em parceria com a EPAGRI, que à época dos editais lecionava no Câmpus Urupema. Os projetos verificavam o estudo e aplicação de bactérias fixadoras de nitrogênio para a bracatinga.
“A publicação oportunizou a participação do IFSC em conjunto com outras instituições de pesquisa do Sul do Brasil, uma parceria importante para a região. Além disso, o livro pode colocar os resultados dos estudos ao alcance da comunidade interessada no assunto, principalmente pequenos agricultores e entidades responsáveis pela gestão dos recursos naturais”, destaca Silmar.
O professor ressalta ainda que um dos objetivos do livro é tentar mostrar a necessidade do manejo (cultivo) da espécie, prejudicado por entraves na legislação ambiental, sem diminuir sua proteção. “A bracatinga é uma planta nativa da região de araucárias e usada principalmente para fins energéticos, como lenha e carvão. Porém, com potencial para a produção de celulose e uso na indústria moveleira”, finaliza.
O lançamento da obra contou com a presença do Secretário Adjunto da Agricultura e da Pesca Airton Spies, do Diretor de Ciência e Tecnologia da Epagri Luiz Antônio Palladini, do Deputado Estadual Reno Caramori representando a Alesc, do Coordenador de Projetos da Fapesc Mario Angelo Vidor e do representante do Ibama Gustavo Romero Mainardes Pinto.
Com informações e fotos da Epagri.
Como e onde consigo adquirir este livro?