Câmpus Tubarão e Museu Ferroviário de Tubarão discutem futuras parcerias
17. abril 2015 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Tubarão, MatériasA direção do Câmpus Tubarão do IFSC e do Museu Ferroviário estiveram reunidas no dia 07 de abril para discutir futuras parcerias para a realização de projetos e ações de extensão. A proposta é que as instituições possam trabalhar em conjunto para divulgar e preservar o patrimônio histórico da cidade. “A ferrovia Donna Thereza Christina foi fundamental para o desenvolvimento da cidade e marca a memória dos tubaronenses, que vivenciaram ou ouviram suas histórias. Nossa proposta é levar os alunos para fazer visitas guiadas no museu para que eles conheçam a história local”, afirma a diretora-geral do Câmpus Tubarão, Rita Flôr.
O museu foi fundado em 1997 e tem um importante acervo histórico sobre a ferrovia que foi construída há 131 anos. Além da realização de exposições e visitas guiadas, o museu também organiza cursos de capacitação para professores da rede municipal de ensino. “Com a parceria com o IFSC, nós queremos unir forças para trabalharmos pela divulgação da história local e para a realização de exposições. Queremos que o IFSC também faça uso do espaço do museu”, explica Mirian Lúcio, funcionária do Museu Ferroviário.
Além da parceria para eventos culturais, há uma demanda, por parte do museu, para a formação de profissionais para atuar na manutenção das locomotivas. “Nós terminamos de fazer o restauro dos vagões da maria fumaça e nossa proposta é realizar um passeio turístico por mês. Nós precisaremos de profissionais tanto para dirigir quanto para trabalhar na manutenção e nas caldeiras das máquinas do trem e esperamos contar com o IFSC para promover essa capacitação.”
O primeiro passeio turístico de maria fumaça será realizado no dia 23 de maio e levará os passageiros até Laguna. No dia 13 de junho, também haverá um passeio turístico e o destino será Jaguaruna. Para mais informações sobre os passeios, clique aqui.